Economia

Decreto suspende envio de IPTU e taxas a moradores do Pinheiro

Decreto foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM), desta segunda (28)

Por Assessoria 28/01/2019 10h10
Decreto suspende envio de IPTU e taxas a moradores do Pinheiro
Rachaduras em residência no Pinheiro - Foto: Angelo Farias/ 7Segundos

O prefeito Rui Palmeira determinou, por meio do decreto nº8.685, publicado nesta segunda-feira (28) no Diário Oficial, a suspensão do envio dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2019 e das taxas de serviços urbanos para os imóveis do bairro do Pinheiro, reconhecidos pela Defesa Civil como de risco iminente, baseando-se no mapa de feições elaborado pelo Serviço Geológico do Brasil.

O mapa está dividido entre as áreas vermelha, laranja e amarela, que representam o grau de intensidade das feições. A atualização atende à solicitação da população e foi realizada para facilitar o entendimento em relação aos locais que têm maior intensidade e persistência das fissuras.

Ao todo, mais de 2.000 famílias deixarão de receber os carnês do IPTU e das Taxas de Serviços Urbanos até quando durarem os estudos para reconhecimento da real situação dos referidos imóveis.

“A Prefeitura acompanha de perto a situação do Pinheiro e está empenhada em oferecer o suporte necessário para o cidadão daquela região, reconhecendo a situação de emergência e visando minimizar os prejuízos aqueles afetados pelo fenômeno. Estaremos encaminhando um projeto de lei para a Câmara Municipal, propondo, em alguns casos a isenção do IPTU e de outros tributos municipais para proprietários de imóveis no bairro”, destacou o secretário municipal de Economia, Fellipe Mamede.

Com o decreto 8.685, fica suspenso, também, temporariamente, o envio dos boletos de pagamento referente às taxas de Localização e Funcionamento e à Taxa de Vigilância Sanitária para as empresas localizadas nessas áreas.