Ministério de Minas e Energia contradiz Bolsonaro sobre situação no Pinheiro
Presidente afirmou que parte do bairro estava afundando por "questão de mineração"
O prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), concedeu entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (04), onde falou sobre a situação de moradores do bairro do Pinheiro. Durante o encontro com jornalistas, o prefeito confirmou que se reuniu com integrantes do Governo Federal na última sexta-feira, dia 1º, e declarou que de forma não oficial, o Ministério de Minas e Energia desmentiu a declaração do presidente Jair Bolsonaro (PSL) que havia afirmado que os problemas estruturais no bairro são decorrentes da atividade mineradora da Braskem.
Rui questionou a declaração do presidente e pediu laudo oficial da Agência Nacional de Mineração sobre o Pinheiro. Para Rui, a declaração do presidente faz parecer que o Governo e o Município estão querendo esconder as causas da situação do Pinheiro para a população.
Ao prefeito, integrantes do Ministério de Minas e Energia disseram, informalmente, não haver comprovação de que as fissuras são resultado da exploração da Braskem. O mesmo tom de discurso tem sido usado pelo Governo de Alagoas, pela Prefeitura de Maceió, Defesa Civil e demais órgão envolvidos nos estudos geológicos feitos na região.
Bolsonaro teria sido a única autoridade em todo o país a afirmar que a Braskem está diretamente ligada com as rachaduras e cessão do solo no bairro maceioense. No dia 25 de Janeiro, o presidente falou à Rádio Brumadinho sobre o secretário da Defesa Civil Nacional, Alexandre Lucas, e deu a seguinte declaração: “Está em Maceió, Alagoas, tratando de um assunto, de uma parte de um bairro que está afundando por questão de mineração também.”
Do documento
O mesmo documento que foi entregue ao Ministério solicitando laudo oficial foi entregue à Procuradoria Geral da República.
IPTU
Rui também lembrou que um Projeto de Lei foi encaminhado à Câmara de Vereadores para a suspensão do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e de outras taxas aos donos de imóveis do Pinheiro. “Não posso de Ofício isentar quem quer que seja do IPTU”, explica o prefeito que informou que será necessário o retorno da Câmara do recesso parlamentar e a votação, seguida de aprovação do PL, para que só então a suspensão da emissão dos carnês seja oficializada.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
