Prefeito vai à Brasília e busca reforço do Governo Federal ao Pinheiro
Rui Palmeira se mostrou preocupado com a elaboração do relatório final dos estudos para que novas medidas sejam tomadas
O prefeito Rui Palmeira esteve reunido, na tarde desta segunda-feira (28), em Brasília, com o ministro de Minas e Energia, Bento Costa, e com o secretário Nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Alexandre Vidigal. O encontro teve o objetivo de buscar mais apoio do Governo Federal para o bairro do Pinheiro. Representantes do Município, da Agência Nacional de Mineração (ANM) e do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) também participaram da reunião.
“Mesmo com todo esse problema que aconteceu em Minas Gerais, o ministro e o secretário fizeram questão de receber a nossa delegação de Maceió para mostrar o empenho do Governo Federal no caso do Pinheiro e ouvir as nossas solicitações. Hoje são mais de 50 profissionais, entre geofísicos, geólogos e técnicos, trabalhando para buscar o mais rápido possível o diagnóstico tão aguardado pelas famílias do bairro. Assim que eles puderem, vamos recebê-los na capital para ver de perto o drama das famílias de Maceió”, disse Rui.
O gestor também destacou a preocupação com a elaboração do relatório final dos estudos para que novas medidas sejam tomadas. “Eles asseguraram que vamos ter ainda mais empenho e dedicação no trabalho do Pinheiro e que, assim que eles tiverem condições, vão enviar mais técnicos para tentar acelerar o prazo do diagnóstico das fissuras. A gente espera essas informações o quanto antes para que possamos ter o mais rápido possível as respostas que a população do Pinheiro tanto aguardam”, explicou o prefeito.
Enquanto não há resposta sobre as causas das fissuras em imóveis e vias do bairro do Pinheiro, o prefeito também lembrou as ações de assistência. O decreto desta segunda-feira (28) que suspende a cobrança de IPTU para a população do Pinheiro, a liberação de mais ajuda financeira do Governo Federal para 420 famílias, o acompanhamento da Defesa Civil de Maceió e os trabalhos integrados das secretarias municipais são medidas que buscam amenizar a situação dos moradores.
O secretário de Defesa Civil de Maceió, Dinário Lemos, o secretário Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente, Mac Lira, o procurador do Município, Bruno Kiefer, o diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Esteves Pedro Colnago, o diretor de Hidrologia e Gestão Territorial do CPRM, Antônio Carlos Bacelar, e o diretor-geral da Agencia Nacional de Mineração (ANM), Victor Hugo Fronner Bicca também participaram da reunião na Esplanada dos Ministérios.
Veja também
Últimas notícias
Flávio Bolsonaro diz que Zema seria “um grande vice” e afaga Tarcísio
Operação Retomada prende quatro suspeitos e apreende armas em Matriz de Camaragibe
Presidente Chico Filho determina recadastro geral de servidores efetivos e comissionados na Câmara Municipal
Lula visitará Recife, Salvador e Rio de Janeiro no Carnaval
Furto volta a afetar abastecimento de água em Riacho Doce, em Maceió
Caminhão que transportava combustível tomba na AL-220, em Jaramataia
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
