Economia

Movimento comercial no bairro do Pinheiro tem redução de 95%

Fecomércio pede benefícios fiscais para comércio e serviços da região

Por 7Segundos com Assessoria 05/02/2019 15h03
Movimento comercial no bairro do Pinheiro tem redução de 95%
Defesa Civil Nacional, Estadual e Municipal vistoriam o Pinheiro - Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Outro lado começa a ser refletido sobre os fenômenos que assolam o bairro do Pinheiro, em Maceió, os comerciantes. De acordo com a Federação do Comércio do Estado de Alagoas (Fecomércio AL), 95% da receita deles diminuiu e a entidade pedirá benefícios fiscais para os afetados.

A entidade realizou uma análise econômica dos empresários do bairro. Segundo informações da Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), existem cerca de 2.700 empresas ativas no bairro, sendo 2.060 empresas microempresas, 360 Empresas de Pequeno Porte (EPP) e 248 não são identificadas em termos de porte empresarial.

As análises identificaram que 95% dos comerciantes da região sofreram redução na receita. Comparando dezembro de 2018, em relação ao mesmo período de 2017, e janeiro de 2019 ante o mesmo período do ano anterior, para 39,3% dos empresários a queda da receita ficou entre 16% a 31% e para 21,4% dos empresários a redução já supera mais de 64%. Já 4,3% dos empresários sinalizaram não ter ocorrido perdas.

Com base nesses dados, o presidente da Fecomércio, Wilton Malta, encaminhou ofício ao Governador do Estado, Renan Filho (MDB), solicitando a remissão, que é um perdão da dívida tributária, a anistia de multas e algum tipo de benefício fiscal, como a isenção parcial de ICMS ou a redução da base de cálculo para os comerciantes do Pinheiro.

Municipalmente, a Fecomércio propõe que sejam concedidas isenções do ISS, das taxas de licença e localização e da taxa de fiscalização do funcionamento, além da anistia das multas.