Defensoria Pública denuncia desabastecimento de medicamentos para pessoas com HIV/Aids
Falta dos remédios estaria prejudicando o tratamento de mais de 7.580 pacientes
Denúncias levaram a Defensoria Pública do Estado a ingressar nesta quinta-feira (07) uma ação civil pública contra o Estado de Alagoas. Pacientes relataram o desabastecimento dos medicamentos destinados à prevenção e tratamento das infecções oportunistas que acometem pessoas diagnosticadas com HIV/Aids.
Ação é dos promotores Karina Basto e Daniel Alcoforado que relembram que a saúde é um direito fundamental garantido pela Constituição, além disso, apontam para o fato do Estado receber da União valores anuais na ordem de mais de R$ 2 milhões destinados às ações de vigilância, prevenção e controle das DST/AIDS, incluindo a aquisição de medicamentos, o que demonstra cobertura financeira para a execução adequada da política pública cobrada através da ação coletiva.
De acordo com informações apuradas pelos defensores públicos, a insuficiência de medicamentos é gerada por um descompasso entre o aumento no número de pacientes, ocorrido nos últimos anos, e a velocidade na atualização estrutural e na oferta de medicamentos fornecidos pelo Estado. Atualmente, 7.580 pessoas dependem deste serviço.
Em Maceió, a assistência aos pacientes é realizada pelos Serviços de Assistência Especializada – SAEs, instalados no Hospital Helvio Auto, Hospital Universitário e PAM Salgadinho.
Entramos em contato com a assessoria de comunicação da Sesau, que respondeu através de nota que encontra-se em fase final de conclusão o processo licitatório para a aquisição dos medicamentos destinados ao tratamento. Ainda informaram que com o encerramento do processo, "os medicmantos serão destinados aos três serviços especializados no atendimento de portadores do vírus HIV".
Últimas notícias
Em meio a crise com bolsonaristas, Tarcísio troca chefe da Casa Civil
Identificadas as cinco vítimas fatais de acidente com ônibus na BR-251, no Norte de Minas
Polícia Civil prende padrasto que estuprou e engravidou a própria enteada
Justiça concede progressão de pena e Babal Guimarães passa para o regime semiaberto
Queda em obra mata trabalhador de 58 anos em Rio Largo; suspeita é de choque
Estudos técnicos vão investigar rachaduras em casas na zona rural de Craíbas
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
