Defensoria Pública denuncia desabastecimento de medicamentos para pessoas com HIV/Aids
Falta dos remédios estaria prejudicando o tratamento de mais de 7.580 pacientes
Denúncias levaram a Defensoria Pública do Estado a ingressar nesta quinta-feira (07) uma ação civil pública contra o Estado de Alagoas. Pacientes relataram o desabastecimento dos medicamentos destinados à prevenção e tratamento das infecções oportunistas que acometem pessoas diagnosticadas com HIV/Aids.
Ação é dos promotores Karina Basto e Daniel Alcoforado que relembram que a saúde é um direito fundamental garantido pela Constituição, além disso, apontam para o fato do Estado receber da União valores anuais na ordem de mais de R$ 2 milhões destinados às ações de vigilância, prevenção e controle das DST/AIDS, incluindo a aquisição de medicamentos, o que demonstra cobertura financeira para a execução adequada da política pública cobrada através da ação coletiva.
De acordo com informações apuradas pelos defensores públicos, a insuficiência de medicamentos é gerada por um descompasso entre o aumento no número de pacientes, ocorrido nos últimos anos, e a velocidade na atualização estrutural e na oferta de medicamentos fornecidos pelo Estado. Atualmente, 7.580 pessoas dependem deste serviço.
Em Maceió, a assistência aos pacientes é realizada pelos Serviços de Assistência Especializada – SAEs, instalados no Hospital Helvio Auto, Hospital Universitário e PAM Salgadinho.
Entramos em contato com a assessoria de comunicação da Sesau, que respondeu através de nota que encontra-se em fase final de conclusão o processo licitatório para a aquisição dos medicamentos destinados ao tratamento. Ainda informaram que com o encerramento do processo, "os medicmantos serão destinados aos três serviços especializados no atendimento de portadores do vírus HIV".
Últimas notícias
Outubro Verde: mês de prevenção à sífilis aborda importância do teste rápido
Alagoas é o melhor do Nordeste em responsabilidade fiscal, diz CLP
Orquestra Filarmônica de Alagoas apresenta “Nordeste Vivo” no Complexo Cultural Teatro Deodoro
Nosso Chão, Nossa História seleciona empresa para realização de curso sobre cuidados com animais
Município de Igaci realiza primeira Copa de Base IGACICUP
Homem é preso suspeito de cometer abuso sexual contra uma criança, em São José da Tapera
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
