Defesa Civil envia alertas por SMS para população prevenir riscos
No Brasil, mais de 5,9 milhões de celulares estão cadastrados para receber informações sobre a ocorrência de chuvas intensas
O serviço de alerta da Defesa Civil Nacional enviou, desde a última semana, mais de 300 mensagens com avisos sobre possíveis ocorrências de desastres naturais em todo o país. Os textos foram encaminhados para celulares de moradores de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Goiás, Pará, Paraná, Distrito Federal, Sergipe e Alagoas.
Transmitidas por SMS, as mensagens informaram previamente sobre a ocorrência de chuvas intensas, vendavais, deslizamentos e outros fenômenos naturais com potencial de riscos à população.
Em Alagoas
Nas mensagens enviadas aos alagoanos, o órgão alerta, além dos cuidados com áreas de deslizamentos e alagamentos, para quem mora nas proximidades do bairro do Pinheiro, que há quase um ano sofre com rachaduras e fissuras, que ainda não foram esclarecidas as causas.
Muita gente tem recebido o alerta por conta das chuvas que caem no Estado. Nesta sexta-feira (15), a Defesa Civil de Maceió, informou que o monitoramento das chuvas na capital está sendo feito, e que não há previsão de fortes chuvas para esse início de fim de semana.
Os alertas são produzidos pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad). Já o envio das mensagens é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e operadoras de telefonia móvel.
Atualmente, mais de 5,9 milhões de celulares estão cadastrados para receber as informações, que são gratuitas e estão disponíveis em todo o País.
Cadastro
Para ser informado sobre situações de riscos que possam resultar em desastres naturais, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP de interesse para o número 40199. Em seguida, o usuário receberá um SMS de confirmação: "Cadastro realizado com sucesso".
O celular estará apto a receber alertas e recomendações da Defesa Civil. Para cancelar, envie SAIR e o CEP para 4019. Para cadastrar outro CEP, basta repetir o procedimento.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
