Capital

Chuvas: Defesa Civil Nacional aponta 22 áreas com necessidade de intervenção em Maceió

Por Redação 08/06/2017 19h07
Chuvas: Defesa Civil Nacional aponta 22 áreas com necessidade de intervenção em Maceió
Defesa Civil de Maceió acompanhou engenheiros durante visita a áreas de risco - Foto: Lucas Alcantara / Ascom Semds

Técnicos da Defesa Civil Nacional visitaram, nesta quinta-feira (08), áreas de Maceió afetadas pelas fortes chuvas no final de maio e apontaram 22 pontos com necessidade de intervenção do Governo Federal. A avaliação levou em consideração a dimensão dos serviços de reconstrução e também a prevenção de novas ocorrências.

A vistoria acontece após a homologação do Governo Federal da situação de emergência decretada pelo prefeito Rui Palmeira, de modo que o Município assegurou a liberação de aproximadamente R$ 2,3 milhões exclusivos para a ajuda humanitária.

Agora, a Prefeitura pleiteia novos recursos para a segunda etapa, descrita como restabelecimento emergencial. Para isso, a Prefeitura recebeu os engenheiros civis Aline Costa e Rafael Machado, técnicos do Executivo Federal lotados no Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), da Defesa Civil Nacional.

Nesta quinta-feira, eles se reuniram com a equipe da Defesa Civil de Maceió, na sede do órgão. Após a reunião, Rafael e Aline ainda estiveram nas Avenidas Pierre Chalita e Leste Oeste, além de vistoriarem áreas dos bairros Cambona, Jacintinho e Mangabeiras.

“Fizemos uma avaliação conjunta com a Defesa Civil de Maceió para identificar as áreas que foram afetadas pelo desastre ocorrido e, a partir disso, poderemos definir quais são os pontos que vão ser enquadrados nas ações de restabelecimento emergencial”, explicou o engenheiro Rafael Machado.

Força-tarefa

A Prefeitura de Maceió segue com a força-tarefa integrada para garantir a assistência às famílias atingidas pelas chuvas, estruturar áreas onde houve registro de desastres e prevenir novas ocorrências.