Maceió

Defesa Civil apresenta avaliação de simulado de evacuação no bairro do Pinheiro

De acordo com o Tenente Moisés o simulado superou as expectativas de público.

Por 7Segundos 16/02/2019 18h06
Defesa Civil apresenta avaliação de simulado de evacuação no bairro do Pinheiro
Coletiva defesa civil - Foto: Josivan Silva de Oliveira

Na tarde deste sábado (16) após a simulação de evacuação no Bairro do Pinheiro, em Maceió, alguns membros da Defesa Civil realizaram uma coletiva com o intuito de avaliar o processo de evacuação do bairro.

O simulado recebeu diversas críticas da população que busca por respostas para a situação do bairro. Alguns moradores criticaram a falta de meios de locomoção para a população enferma.

"Nós já tínhamos previsto isso, o que nós queríamos inicialmente é que a população tomasse conhecimento do dia e hora marcada para o simulado, o ponto principal para o simulado de hoje, era a população conhecer as rotas de fuga e os pontos de encontro mais próximos, nesse simulado não era necessário a participação de crianças e de pessoas enfermas com dificuldade de locomoção, em uma situação real as guarnições ajudarão no processo de evacuação dessa população", explicou o Tenente Moisés.

Ainda assim o simulado desta tarde envolveu boa parte da população do Pinheiro, que chegou aos pontos de encontro por volta das 15h.O plano de contingência elaborado para o bairro vem sendo colocado em prática há alguns meses, o simulado desta tarde faz parte do plano.

O Tenente da Defesa Civil afirmou que o simulado foi um sucesso e que aproximadamente 10 mil pessoas participaram do processo, superando inclusive a espectativa de público que girava em torno de  5 mil pessoas.

" Nós avaliamos esse simulado, como simulado de excelência, um simulado muito bom com a participação efetiva da população, claro que precisamos ajustar alguns pontos, será marcada uma reunião posteriormente para que possamos analisar justamente esses pontos, em geral não achei nenhum ponto crítico que pudesse comprometer o plano", afirmou o Tenente.

Ao ser questionado sobre a sensação de medo que o simulado de evacuação trás para a população que ainda reside no bairro,o Tenente ressaltou que os estudos que estão sendo realizados no local servem para trazer à tona o que está acontecendo de fato no Pinheiro " Essa resposta nós não temos ainda,após os 90 dias, nós podemos ter então a causa,e ai partiremos para uma nova etapa para buscar uma solução definitiva para o bairro do Pinheiro", explicou o Tenente.

Sobre o prostesto dos moradores, o Coordenador da Defesa Civil, Dinário Lemos, explicou que as famílias que estão na área vermelha estão sendo cadastradas pelo órgão para que seja feita a retirada dessa população "Até esta última sexta-feira (15), faltavam 120 unidades habitacionais serem retiradas da área vermelha. A área laranja seguem sendo monitorada".