Sesc e Senac apresentam atuação à bancada federal alagoana
Parlamentares aceitaram o convite da Fecomércio e conheceram os números da gestão dos últimos anos

Entre 2014 e 2018, 2.169 alunos foram matriculados na Educação Infantil e no Ensino Fundamenta no Sesc. Já na Educação de Jovens e Adultos e na Educação Complementar foram 3.498 alunos. Nesse mesmo período, o Senac realizou 104.462 matrículas por modalidade de cursos. Estes e outros números foram apresentados à bancada federal hoje (18.02) que atendeu ao convite da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL) para conhecer a atuação do Sesc e do Senac Alagoas.
O senador Rodrigo Cunha (PSDB) e os deputados federais Marx Beltrão (PSD), Isnaldo Bulhões (MDB), Tereza Nelma (PSDB), Nivaldo Albuquerque (PTB) e Sérgio Toledo (PR) compareceram à Fecomércio. Já os senadores Fernando Collor (PROS) e Renan Calheiros (MDB) e o deputado João Henrique (PSB) enviaram representantes.
Marx Beltrão enfatizou a excelência do trabalho do Sesc e do Senac. 66% do compulsório do Senac é destinado para a gratuidade. Ele afirmou que a bancada deve ajudar o comércio e solicitou que sejam passados todos os projetos de lei de interesse do setor. “A gente vota e, muitas vezes, não é condizente com o que o setor pensa. E, desta maneira, a gente pode avançar muito”, falou, acrescentando que o governo terá várias pautas apresentadas e uma delas será a reforma da previdência.
Ele comentou sobre a pauta econômica do Governo Federal que já sinalizou que somente tratará da reforma tributária, após a reforma da previdência. Para o deputado, a reforma tributária é extremamente necessária, pois, muitas vezes, o empresário não consegue crescer pela alta carga tributária. Ele ainda levantou a possibilidade de propor emendas para comprar unidade móvel, utilizada pelo Sesc e pelo Senac, a fim ampliar o atendimento da população no interior, onde não há unidades das entidades.
Beltrão lembrou que dias depois de assumir o Ministério do Turismo recebeu o convite da Fecomércio e participou de uma reunião na entidade. Segundo ele, com o propósito de gerar empregos e fomentar a economia foram criados 23 cursos e 20 mil vagas.
O deputado Nivaldo Albuquerque chancelou o posicionamento de Beltrão e assegurou o apoio da bancada. “É relevante o trabalho realizado pelo Sesc e o Senac que oferecem oportunidade a milhares de alagoanos independentemente da idade. Temos que defender esse trabalho de relação social, vendo uma criança ocupando a mente não apenas com atividades escolar, mas também com esporte, lazer, cultura”, comentou.
O senador Rodrigo Cunha destacou que falar sobre o Senac é voltar dez anos. “Eu me identifico de várias formas. Fiz várias palestras lá e conheci de perto esse ambiente sadio e propício para aprendizagem. Conheço várias pessoas que são facilitadoras e que são meus amigos. Os vídeos emocionam [depoimentos de alunos e usuários do Sistema]. Vocês mudam vidas”, afirmou. A função social do Sesc e Senac que é o braço que muitas vezes o estado deveria fazer e não tem alcance.
A deputada Tereza Nelma afirmou que conhece e reconhece todo o serviço do Sesc e Senac que é importante para a economia do estado. Já o deputado Sérgio Toledo assegurou que a bancada estará atenta não apenas ao comércio, mas todas as áreas do setor produtivo.
O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Wilton Malta, ressaltou a importância da interiorização e que a cobertura avança por meio unidades móveis do Sesc e do Senac.
Participaram da reunião os diretores regionais do Sesc e do Senac, respectivamente Willys Albuquerque e Telma Ribeiro, e os presidentes de sindicatos filiados à Federação: José Antônio Vieira, Sincofarma AL; Arthur Georges Guilou, Sirecom AL; Valdomiro Feitosa, Sincadeal; e Nilo Zampieri Júnior, Secovi AL.
ATUAÇÃO EM NÚMEROS
Entre 2014 e 2018, outros números comprovam a atuação do Sesc, sendo realizados 157 mil atendimentos em saúde bucal, além de mais de 3 milhões de refeições produzidas e 4.964 exames de mamografias e citologias realizados. O Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG) registrou 30.419 atendimentos nas áreas de saúde, educação, cultura e saúde. No mesmo período, o Mesa Brasil arrecadou 14.666.356 quilos de alimentos, beneficiando 4.634.090 pessoas, enquanto o trabalho social com o Grupo de Idosas atendeu 198.554 pessoas.
O Senac, entre 2014 a 2018, realizou 104.462 matrículas por modalidade de cursos: qualificação profissional; habilitação técnica de nível médio; programas instrumentais; aprendizagem, aperfeiçoamento; programas socioprofissionais; programa socioculturais; especialização técnica e qualificação profissional técnica. Palestras, oficinas e seminários, entre outros, totalizaram 24.397 participantes. Ainda no mesmo período, o Programa Senac de Gratuidade (PSG) realizou 50.841 matrículas.
Os números completos da atuação do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Alagoas estão no endereço www.fecomercio-al.com.br
APELO
Uma comissão do SOS Pinheiro entrou em contato com o deputado Marx Beltrão, que informou que estaria em reunião na Fecomércio. Após a apresentação do Sistema, a comissão foi recebida pelos parlamentares e pelo presidente do Sistema Fecomércio, Wilton Malta.
Sobre o simulado ocorrido no último sábado, o Movimento SOS Pinheiro classificou como catástrofe do ponto de vista operacional. “Só serviu para aterrorizar mais ainda os moradores. Contudo se o único objetivo da defesa Civil Estadual foi a participação da população, aí pode dizer que foi um sucesso. Agora, do ponto de vista operacional, a gente não pode considerar que aquilo foi um sucesso de forma alguma. Pelo contrário, foi um fracasso total porque sequer a sirene tocou na hora marcada”, lamentou Geraldo Vasconcelos, representante do movimento.
Após ouvir todos os depoimentos angustiantes dos moradores, os parlamentares solicitaram que os moradores oficializem o desejam para passar para o presidente da República Jair Bolsonaro. Entre os pedidos, devem constar a suspensão de financiamentos imobiliários e a antecipação da entrega do laudo técnico, que atualmente está prevista para junho. Marx Beltrão afirmou ainda que toda e qualquer medida será possível somente com o laudo. Ao final da reunião, a comissão entregou uma camisa do Movimento do SOS Pinheiro para os parlamentares.
Veja também
Últimas notícias

Prefeita Tia Júlia prestigia posse do secretário de Estado Júlio Cezar
MVV aumenta área de reserva preservada de caatinga para 770 campos de futebol
Operação em sucatas recupera quase 600kg de cabos de uso exclusivo da Equatorial em Arapiraca e Maceió
MST mantém ocupação de fazenda no Agreste de Alagoas

Casal de brasileiros posta vídeo sobre transtornos causados por apagão na Espanha

Carreta com carga de produtos perigosos tomba na BR-101 em Flexeiras
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
