PF realiza operação em AL e mais cinco estados contra esquema de corrupção
Empresas sob controle de uma família, Ministério do Turismo e o Sistema S estão nas investigações
Desde as primeiras horas desta terça-feira (19), a Polícia Federal realiza em Alagoas, em mais cinco estados e no Distrito Federal, a Operação Fantoche. A ação investiga esquema de corrupção envolvendo um grupo de empresas sob o controle de uma única família que tem executado contratos por meio de convênios com o Ministério do Turismo e entidades do Sistema S.
Em Maceió, as equipes da PF cumprem dois mandados de busca e apreensão e um de prisão temporária, no prédio da Casa da Indústria, que fica na Avenida Fernandes Lima, no bairro do Farol. Funcionários estão do lado de fora do edifício e foram impedidos de entrar antes da saída das equipes da PF.
São cumpridos 10 mandados de prisão e outros 40 de busca e apreensão no Distrito Federal, Pernambuco, São Paulo, Paraíba, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Alagoas. Segundo a PF, são investigadas a prática de crimes contra a administração pública, fraudes licitatórias, associação criminosa e lavagem de ativos.
A operação conta com apoio do Tribunal de Contas da União (TCU). A investigação aponta que o grupo costuma utilizar entidades de direito privado sem fins lucrativos para justificar os contratos e convênios diretos com o ministério e unidades do Sistema S.
O sistema S inclui entidades como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Serviço Social do Comércio (Sesc), o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac).
Veja também
Últimas notícias
'Nunca se sabe quando vai acontecer com a gente’: vídeo de mulher morta revela histórico de violência
Prefeita Ziane Costa divulga evolução das obras de escola e destaca antes e depois da unidade
Eduardo Bulhões anuncia construção de Centro Esportivo Comunitário em Santana do Ipanema
Agendamento para serviços eleitorais passa a ser obrigatório a partir de 1º de fevereiro
Contribuintes podem emitir boleto do IPTU 2026 com 20% de desconto pelo WhatsApp
Mais de 229 mil alagoanos estão com o título de eleitor cancelado
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
