Praia Acessível na Folia promove frevo e inclusão em Maceió
Evento levou frevo, alegria e inclusão social para pessoas com deficiência e familiares
A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Semelj), realizou a primeira edição de 2019 do Projeto Praia Acessível nesta sexta-feira (22). O evento entrou no clima de carnaval com uma edição especial, o Praia Acessível na Folia, na Praça Gerônimo Ciqueira, na Pajuçara.
A banda da Guarda Municipal animou a festa. “Hoje, a primeira edição do Praia Acessível tem temática de prévias do carnaval. Não temos aquela edição normal com todas as atividades na praia, mas aqui tem muita animação com o desfile de blocos das instituições envolvidas. A gente agradece o apoio dos parceiros, laboratório Nabuco Lopes e a Maurício de Nassau, que também participam das prévias acessíveis”, disse Daniel Mello, secretário de Esporte, Lazer e Juventude.

O coordenador do projeto, João de Barros, destaca que a edição especial marca o início das atividades de 2019. “É com frevo e dança que nós começamos o Praia Acessível deste ano. O projeto sempre reúne as pessoas com deficiência e pessoas da família em momento de interação, o que resulta no bem estar físico e mental. A próxima edição, no dia 16 de março, será com as ações normais de banho de mar, esportes e atividades adaptadas para cada deficiência”, informou o coordenador. Ele também lembrou que cada edição reúne uma média de 300 participantes.

Joseli dos Santos é cadeirante e aproveitou o evento para aproveitar a folia. Ela é frequentadora assídua do Praia Acessível e assegura que a diversão é garantida. “É um projeto maravilhoso. Nós deficientes saímos das nossas casas para passar um dia diferente e se divertir. É uma oportunidade de chegarmos ao mar, já que não conseguimos porque a cadeira de rodas afunda na areia. Como adoro o mar, me sinto livre lá dentro. E hoje estamos em clima de carnaval, não é porque estamos em uma cadeira de rodas que não podemos nos divertir”, disse.
Parcerias
A Uninassau há um ano é parceira do projeto e reconhece os benefícios da iniciativa da Prefeitura, como explica Avelino Balbino, vice-reitor da instituição. “Temos muito orgulho em participar desses momentos, porque a mobilidade é uma das bandeiras da nossa responsabilidade social. A gente traz alunos de Fisioterapia, Enfermagem e Nutrição para contribuir com a causa. É mais que um momento simbólico, é um momento de alegria para muitas pessoas, com a sensação de liberdade”, pontuou Balbino.

Serviços de saúde também foram oferecidos pelo Laboratório Nabuco Lopes nesta edição especial. “Oferecemos serviços de pressão e glicose, tanto para o público atendido pelo Projeto Praia Acessível quanto para a população de forma geral. O nosso objetivo é conscientizar as pessoas sobre a pressão alta e a diabetes, que são doenças que podem ser prevenidas”, disse Nataly Carneval, assistente de Comunicação da unidade.
Últimas notícias
Semarh mantém estado de atenção para baixa umidade no Sertão, São Francisco e Agreste de Alagoas
Prefeito de Junqueiro celebra formatura da filha na rede pública de ensino
Prefeitura instala Papai Noel de "areia" ao lado da Cadeira Gigante para Natal de Maceió
Contran aprova resolução que retira exigência de autoescola para CNH
Palmeira dos Índios se prepara para inaugurar Hospital Regional que vai atender 300 mil pessoas
Agentes do DMTT abordam veículo com descarga alterada na Ponta Verde
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
