Planalto diz que Bolsonaro não quis criticar carnaval
Bolsonaro postou em sua conta no Twitter um vídeo com cenas obscenas de um homem urinando em outro, seminu, durante a passagem de um bloco de carnaval
Após Jair Bolsonaro desatar uma polêmica nas redes sociais ao publicar um vídeo com cenas pornográficas gravadas no carnaval, o Palácio do Planalto tentou amenizar a crise e informou ontem (6) que o presidente não teve intenção de criticar a celebração popular. Em uma nota, a Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República (Secom-PR) disse o presidente quis "caracterizar uma distorção clara" do espírito de alegria comumente associado ao carnaval.
"Não houve intenção de criticar o carnaval de forma genérica, mas sim caracterizar uma distorção clara do espírito momesco, que simboliza a descontração, a ironia, a crítica saudável e a criatividade da nossa maior e mais democrática festa popular", ressaltou o comunicado. "No vídeo, postado pelo presidente da República em sua conta pessoal de uma rede social, há cenas que escandalizaram, não só o próprio presidente, bem como grande parte da sociedade. É um crime, tipificado na legislação brasileira, que violenta os valores familiares e as tradições culturais do carnaval", completou a nota.
Na noite de terça-feira (5), Bolsonaro postou em sua conta no Twitter um vídeo com cenas obscenas de um homem urinando em outro, seminu, durante a passagem de um bloco de carnaval.
"Não me sinto confortável em mostrar, mas temos que expor a verdade para a população ter conhecimento e sempre tomar suas prioridades. É isto que tem virado muitos blocos de rua no carnaval brasileiro", escreveu o presidente.
A postagem imediatamente começou a repercutir nas redes sociais, com internautas se posicionando a favor ou contra o post do presidente, com as três primeiras hashtags dos Trending Topics sendo #ImpeachtmentBolsonaro, #BolsonaroTemRazão e #goldenshowerpresident.
Os que concordaram diziam que falta "moralidade no carnaval". Já os que criticaram alegaram que Bolsonaro fez um juízo de valor sobre um episódio isolado que não representa toda a festa de carnaval no Brasil. O presidente também foi criticado por seus ataques à comunidade LGBT e alguns chegaram a levantar a possibilidade de impeachment por quebra de decoro. O vídeo foi gravado durante a apresentação o bloco carnavalesco "BloCU", em São Paulo. "O BloCU lamenta que o atual presidente do Brasil tenha escolhido, de forma irresponsável e indecorosa, um fato isolado sobre o carnaval de 2019 para postar em suas redes sociais", disse o grupo, em uma nota. O comunicado também afirma que nenhum problema de segurança ou ofensa foi reportado durante o transcurso da festa. Segundo o grupo, a atitude de Bolsonaro "incita o ódio à comunidade LGBT+ e desmerece a voz das ruas na maior e mais importante festa brasileira, o carnaval, uma manifestação política por natureza e vitrine cultural da primeira economia da América do Sul". (ANSA)
Veja também
Últimas notícias
Câmara aprova PL antifacção e endurece penas para crime organizado
Mega-sena acumula e prêmio principal vai para R$ 130 milhões
STJ suspende afastamento do secretário de Saúde de Alagoas, Gustavo Pontes
[Vídeo] PF mira fraudes milionárias com mortes suspeitas de moradores de rua em AL
Polícia flagra homem com cocaína no município de Palmeira dos Índios
Integrante de torcida organizada do CRB briga com policiais e é preso com drogas
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
