?Judiciário deve implantar sistema de eficiência energética nas unidades
Objetivo é reduzir gastos com energia nos prédios da Justiça; projeto será feito em parceria com a Ufal
O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) pretende implantar um sistema de eficiência energética nas unidades judiciárias do Estado. O projeto será feito em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
De acordo com o coordenador do Laboratório de Computação Científica e Análise Numérica da Ufal (LaCCAN), André Aquino, é possível identificar desperdício de energia por intermédio de inteligência artificial e de ferramentas de automação de baixo custo. "Há a possibilidade de se identificar o comportamento do ambiente para regular a iluminação ou a temperatura do ar-condicionado, por exemplo".
Segundo o diretor de Tecnologia da Informação do TJAL, José Baptista dos Santos, a ideia é implantar o sistema aos poucos, nos quase 100 prédios do Poder Judiciário estadual. “O gasto que o Tribunal tem com energia é de aproximadamente R$ 4 milhões por ano. Queremos levar essa parceria com a Ufal adiante para que seja gerada uma economia”.
O presidente do TJAL, desembargador Tutmés Airan, destacou que os ganhos para o Judiciário serão expressivos. “A ideia é muito interessante. Dou todo o meu apoio para que o projeto saia do papel”, disse.
Custas processuais
O TJAL e a Ufal também planejam utilizar ferramentas de inteligência artificial para auxiliar na cobrança de custas processuais. "Hoje temos uma dificuldade em fazer o levantamento dessas custas, uma vez que são quase 600 mil processos em tramitação, fora os arquivados. A intenção é desenvolver uma ferramenta que busque os processos onde há custas passíveis de pagamento", destacou José Baptista.
O coordenador do LaCCAN disse que esse trabalho é possível de ser feito. "A ideia é fazer a análise do conjunto de documentos que envolvem o processo para identificar se existem custas adicionais. Em alguns casos, identificar e dar alguns alertas para o juiz para que analise esse ponto", afirmou André Aquino.
Também participaram da reunião o juiz Alexandre Lenine, auxiliar da Presidência, o professor do Instituto de Matemática da Ufal, Thales Vieira, e o gerente de projetos do LaCCAN, Ivan Martins.
Veja também
Últimas notícias
Ligação entre Gaspar e Kelmann não foi confirmada pela equipe do deputado
Três pessoas são presas por tráfico e porte ilegal de arma no município de Penedo
Falta de policiais militares e estrutura precária em Marechal Deodoro é alvo de denúncia do MP
Em Recife: Carro bate em viatura da PM e arremessa veículo contra poste; policial morreu
Unidades de saúde em Alagoas podem passar rastrear autismo em crianças atendidas no estado
Programa lança edital para incentivar iniciativas culturais dos trabalhadores atingidos pelo afundamento do solo em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
