Vereadores derrubam vetos às emendas impositivas
Entendimento entre Legislativo e Executivo vai permitir quase R$ 10 milhões em investimentos
Um entendimento entre Legislativo e Executivo vai proporcionar a aplicação de quase R$ 10 milhões em emendas impositivas direcionadas pelos vereadores da capital. Elas haviam sido vetadas pelo Executivo, porém, os parlamentares derrubaram 61 vetos dos quase 100 à Lei Orçamentária Anual (LOA), aprovada em dezembro do ano passado. O restante deles deve ser deliberado na sessão ordinária desta quarta-feira (20). Enquanto todos os vetos não são avaliados, a pauta de votação de projetos, indicações e requerimentos segue trancada.
Apesar do número expressivo de vetos derrubados pela Câmara Municipal de Maceió, o líder do governo na Casa, vereador Samyr Malta (PTC), explicou que a iniciativa só foi possível graças ao entendimento do chefe do Executivo. “Infelizmente, houve um equívoco de avaliação da Procuradoria Geral do Município em indicar para o Executivo os vetos às emendas impositivas feitas pelos vereadores. Depois de mostrarmos isso ao prefeito Rui Palmeira, ele entendeu e nós procedemos pela derrubada dos vetos. Agora, os projetos seguem para sanção e a sociedade vai poder ser beneficiada em áreas como Saúde, Educação, Assistência Social e demais setores da nossa capital”, explicou Samyr Malta, que assumiu, recentemente, a liderança do governo na Câmara, após a ida do vereador e então líder Eduardo Canuto (PSDB), para a Secretaria de Governo do Município.
Malta afirmou que o diálogo mais uma vez prevaleceu. “Continuamos no entendimento, mas é bom destacar que a independência prevalece entre os poderes e é essa uma das minhas missões, trabalhar, como líder do governo, e sempre buscar o bom relacionamento visando ao bem-estar do maceioense”, disse o vereador.
“É um desafio de muita responsabilidade assumir a função líder do governo aqui na Câmara. Tenho aprendido bastante já nesse pouco tempo, e também é uma experiência de amadurecimento como político e ser humano. Além disso, tanto a bancada como a oposição, que aqui se caracterizam também pela responsabilidade como atuam, têm me ajudado bastante nessa empreitada”, destacou Samyr Malta.
CEI
Nesta quarta-feira (20), membros da Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Câmara viajam para Brasília, onde na quinta-feira (21) participam de Audiência Pública no Senado Federal que vai debater os problemas que ocorrem no Pinheiro há mais de um ano. O grupo que vai até à capital do país é formado pelo presidente da CEI, vereador Francisco Sales (PPL), pelo relator substituto, Chico Filho (Progressistas) e pelo vereador Cléber Torres (Progressistas), que não integra a comissão, mas fará parte da delegação. A CEI vai a Brasília a convite do senador por Alagoas, Rodrigo Cunha (PSDB), autor da iniciativa para Audiência Pública.
Veja também
Últimas notícias
Lei de Leonardo Dias assegura liberdade religiosa nas escolas de Maceió
Vela acesa provoca incêndio e destruição de casa no bairro Chã de Bebedouro
Homem morre baleado com sete tiros dentro de casa no município de Rio Largo
Cantora Gospel Maria Marçal relata tentativa de assalto no Rio antes de embarcar para show em Alagoas
Homem foge para terreno baldio ao ver polícia e é flagrado com facão no Agreste de AL
Moraes autoriza que familiares visitem Bolsonaro e aliados na prisão
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
