Pinheiro, Mutange e Bebedouro: MPT defende celeridade em atuação de órgãos públicos
Procuradora do Trabalho falou da atuação da instituição em benefício de empresários e trabalhadores de região ameaçada

Em audiência pública promovida pelo Senado Federal, a procuradora do Trabalho Rosemeire Lôbo defendeu atuação célere do poder público em benefício dos moradores dos bairros do Pinheiro, Bebedouro e Mutange, em Maceió. A representante do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Alagoas destacou na sua exposição as ações que a instituição já adotou para ajudar empresários e trabalhadores da região, bem como a preocupação com o crescimento do trabalho infantil decorrente da evasão escolar, com o fechamento de unidades de ensino.
A convite do senador Rodrigo Cunha, a procuradora do Trabalho foi uma das autoridades alagoanas presentes na audiência pública realizada pela Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) do Senado. Nela, Rosemeire Lôbo explicou como vem conduzindo o Expediente Promocional nº 0115.2019, que trata da situação socioeconômico na região prejudicada com movimentos do solo.
Em pouco mais de um mês, a procuradora do Trabalho promoveu reuniões com entidades para levantamento da situação; criou grupos de trabalho para redução provisória da oneração tributária e linhas de crédito facilitadas para os empreendedores; expediu notificação recomendatória à Caixa Econômica Federal para liberação imediata da FGTS [Fundo de Garantia por Tempo de Serviço] aos trabalhadores; e realizou audiência de sensibilização das empresas fornecedores de gás, água e energia elétrica com vistas à manutenção dos serviços.
“Quando se pensa em saúde do trabalhador, encontramos uma debilitação geral, físico e mental. Imagine o morador que também trabalha no bairro. Ele perde a casa e perde o emprego. Imagine o empresário que tem seu empreendimento e mora na área. Ele perde o ponto, perda a pessoa jurídica, perde seu estoque, perda a sua cartela de clientes, perde tudo. Então fomos atrás de tudo que pudesse desonerar, porque o pouco que for vai ajudar”, expôs Rosemeire Lôbo.
A procuradora do Trabalho defendeu o decreto de calamidade pública para os três bairros ameaçados como forma de obter a desoneração de impostos estaduais para empresários, tal como a liberação do FGTS para os trabalhadores demitidos. Como representante do Ministério Público do Trabalho em Alagoas, ela colocou o futuro Núcleo de Mediação da unidade para facilitar o pagamento de verbas trabalhistas, de modo a atender as possibilidades e necessidades das duas partes na relação de trabalho.
Titular da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente do MPT em Alagoas, Rosemeire Lôbo alertou que o destino dos estudantes sem aula acaba sendo o trabalho infantojuvenil: “Quando as escolas da região fecharem, as crianças e adolescentes vão trabalhar em semáforos e na praia, dali para a prostituição”
Por fim, a procuradora do Trabalho enfatizou a atuação preventiva do Ministério Público do Trabalho a partir de uma de suas faces, a social, no sentido de não só amenizar os prejuízos socioeconômicos futuros, mas também salvar vidas.
Veja também
Últimas notícias

Músicos arapiraquenses criam projeto "Os Poetas Estão Vivos" para homenagear grandes nomes do rock nacional

Deputado Fabio Costa cobra justiça por Daniela, jovem violentada que ficou com sequelas no interior de Alagoas

Polícia cumpre mandado de busca e apreensão em Olho d’Água das Flores

Quarta edição da FliPenedo acontece de 09 a 12 de abril

Secretaria de Saúde de Penedo presta contas ao Conselho Municipal de Saúde

Programa Saúde Até Você leva assistência médica ao Trapiche da Barra nesta sexta-feira
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
