Reeducandos são remanejados entre unidades do sistema prisional alagoano
Operação para transferência de mais de 500 custodiados mobilizou militares e agentes penitenciários
A Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) realizou, nesta quarta-feira (27), uma operação para remanejar 510 reeducandos do complexo penitenciário, visando combater a atuação de facções criminosas e, com isso, reafirmar o devido controle das unidades prisionais. A operação mobilizou dezenas de militares do Bope e Grupamento Aéreo, além de agentes penitenciários do Grupamento de Escolta, Remoção e Intervenção Tática (Gerit).
Os custodiados foram remanejados entre a Casa de Custódia da Capital e a Penitenciária de Segurança Máxima. De acordo com o supervisor da Central de Monitoramento Eletrônico de Presos, tenente PM Alucham Fonseca, o principal objetivo da operação é sufocar as facções e, com isso, tornar essas unidades ainda mais seguras, tanto para os servidores do sistema, como para os próprios reeducandos e sociedade em geral. “Com este remanejamento, vamos evitar que outros presos sejam cooptados por qualquer organização criminosa”, disse.
Ainda segundo o militar, a operação, que reuniu 12 viaturas, sendo seis carros-cela, e uma ambulância para o caso de eventual intercorrência, fez-se necessária após levantamento realizado pela Diretoria de Inteligência da Seris. “Agora, os familiares de todos os reeducandos transferidos serão devidamente comunicados da mudança”, emendou Fonseca.
O chefe de Segurança e Disciplina das Unidades Prisionais de Alagoas, Marciano Alex da Silva, por sua vez, acrescentou que a segunda fase da operação deve ocorrer dentro de 60 dias. “Nesta primeira fase, desocupamos um módulo da Casa de Custódia para destiná-lo a presos não faccionados. Na segunda, faremos uma nova transferência para de fato concentrar todos os que se declaram faccionados na Penitenciária de Segurança Máxima”, salientou o agente penitenciário.
Já ao término da operação que durou pouco mais de quatro horas e transcorreu conforme o planejado, o tenente PM Alucham Fonseca destacou o empenho dos agentes penitenciários e agradeceu – em nome do secretário de Estado de Ressocialização e Inclusão Social, coronel PM Marcos Sérgio de Freitas – a contribuição dos policiais militares. “Operações dessa natureza são muito importantes também no sentido de coibir a atuação dessas facções nas ruas, de modo a evitar que nossos jovens sejam cooptados pela criminalidade”, declarou o oficial.
Veja também
Últimas notícias
Laboratório OxeTech Penedo abre inscrições para cursos gratuitos de tecnologia
Justiça condena policiais envolvidos em homicídio e ocultação de cadáver de Davi da Silva
Programa Planta Alagoas beneficia 600 agricultores familiares de Penedo
Câmara Municipal empossa mais sete servidores aprovados no concurso público de 2024
Leonardo Dias denuncia possível greve na Saúde: “infelizmente, não me surpreende”
Jovem suspeito de tentativa de homicídio morre em confronto com a polícia em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
