Reeducandos são remanejados entre unidades do sistema prisional alagoano
Operação para transferência de mais de 500 custodiados mobilizou militares e agentes penitenciários
A Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) realizou, nesta quarta-feira (27), uma operação para remanejar 510 reeducandos do complexo penitenciário, visando combater a atuação de facções criminosas e, com isso, reafirmar o devido controle das unidades prisionais. A operação mobilizou dezenas de militares do Bope e Grupamento Aéreo, além de agentes penitenciários do Grupamento de Escolta, Remoção e Intervenção Tática (Gerit).
Os custodiados foram remanejados entre a Casa de Custódia da Capital e a Penitenciária de Segurança Máxima. De acordo com o supervisor da Central de Monitoramento Eletrônico de Presos, tenente PM Alucham Fonseca, o principal objetivo da operação é sufocar as facções e, com isso, tornar essas unidades ainda mais seguras, tanto para os servidores do sistema, como para os próprios reeducandos e sociedade em geral. “Com este remanejamento, vamos evitar que outros presos sejam cooptados por qualquer organização criminosa”, disse.
Ainda segundo o militar, a operação, que reuniu 12 viaturas, sendo seis carros-cela, e uma ambulância para o caso de eventual intercorrência, fez-se necessária após levantamento realizado pela Diretoria de Inteligência da Seris. “Agora, os familiares de todos os reeducandos transferidos serão devidamente comunicados da mudança”, emendou Fonseca.
O chefe de Segurança e Disciplina das Unidades Prisionais de Alagoas, Marciano Alex da Silva, por sua vez, acrescentou que a segunda fase da operação deve ocorrer dentro de 60 dias. “Nesta primeira fase, desocupamos um módulo da Casa de Custódia para destiná-lo a presos não faccionados. Na segunda, faremos uma nova transferência para de fato concentrar todos os que se declaram faccionados na Penitenciária de Segurança Máxima”, salientou o agente penitenciário.
Já ao término da operação que durou pouco mais de quatro horas e transcorreu conforme o planejado, o tenente PM Alucham Fonseca destacou o empenho dos agentes penitenciários e agradeceu – em nome do secretário de Estado de Ressocialização e Inclusão Social, coronel PM Marcos Sérgio de Freitas – a contribuição dos policiais militares. “Operações dessa natureza são muito importantes também no sentido de coibir a atuação dessas facções nas ruas, de modo a evitar que nossos jovens sejam cooptados pela criminalidade”, declarou o oficial.
Veja também
Últimas notícias
Jovens em cumprimento de medidas socioeducativas são capacitados para o primeiro emprego
Condenação passa de 23 anos em ação do MPAL contra esquema em Arapiraca
Alcolumbre mantém votação de quebra de sigilo de Lulinha por CPMI do INSS
Vereadores exigem punição rigorosa à Braskem e cobram indenizações justas para famílias afetadas pela mineração
Caminhão tomba em São José da Laje e motorista é socorrido com dores no braço e na costela
JHC inaugura primeiro Gigantinho bilíngue da história de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
