Estado tem até 45 dias para regularizar oferta de exames para paciente com HIV
Desabastecimento de insumos utilizados nos exames prejudica o tratamento de mais de 7.580 pacientes
A Justiça alagoana determinou, na tarde dessa quinta-feira (29), após pedido dos defensores públicos do Núcleo de Direitos Coletivos e Humanos, Daniel Alcoforado e Karina Basto, que o Estado de Alagoas regularize, em até 45 dias, a distribuição de insumos e realização de exames laboratoriais específicos a prevenção e tratamento de coinfecções e infecções oportunistas aos pacientes usuários da rede pública de saúde e portadores de HIV/AIDS. Segundo os defensores, o desabastecimento prejudica o tratamento de mais de 7.580 pacientes que vivem com HIV no estado.
De acordo com informações coletadas pelos defensores junto à Superintendência de Vigilância em Saúde do Estado, os exames voltados ao diagnóstico da Hepatite, Citomegalovirus, Herpes Eisten Barr, HTLV e Toxoplasmose, tiveram seu fornecimento suspenso em virtude da má gerência nos procedimentos de compra dos insumos utilizados nos exames. A compra dos insumos é de responsabilidade da Secretaria do Estado da Saúde, com oferta dos serviços pelo Laboratório Central de Alagoas (LACEN).
O Protocolo Clínico de Diretrizes Terapêuticas para manejo da infecção pelo HIV em adultos, confeccionado em 2018 pelo Ministério da Saúde, determina que todas as pessoas diagnosticadas com o vírus deverão, além de receber o tratamento adequado ao controle da enfermidade, ser rastreadas e investigadas sobre eventual infecção por outros vírus e vacinados.
ACPs
No começo do último mês de fevereiro, a Defensoria Pública ingressou com duas ações civis públicas pedindo o restabelecimento da oferta dos medicamentos para tratamento de infecções oportunistas e para regularizar a oferta de exames que detectam coinfecções.
A primeira ACP foi deferida ainda no mês passado, no entanto, o Estado não cumpriu a decisão judicial, o que levou a Defensoria Pública a solicitar o bloqueio das contas do ente público, no valor R$ 437.816,10, a fim de garantir a oferta dos fármacos por seis meses. O bloqueio foi concedido nessa segunda-feira. Já a segunda ação foi acatada ontem e deve ser cumprida em até 45 dias.
O Núcleo de Direitos Coletivos da Defensoria Pública continuará acompanhando o cumprimento das decisões, com o objetivo de garantir os direitos dos cidadãos soropositivos no estado.
Veja também
Últimas notícias
Em meio a crise com bolsonaristas, Tarcísio troca chefe da Casa Civil
Identificadas as cinco vítimas fatais de acidente com ônibus na BR-251, no Norte de Minas
Polícia Civil prende padrasto que estuprou e engravidou a própria enteada
Justiça concede progressão de pena e Babal Guimarães passa para o regime semiaberto
Queda em obra mata trabalhador de 58 anos em Rio Largo; suspeita é de choque
Estudos técnicos vão investigar rachaduras em casas na zona rural de Craíbas
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
