Entidade emite nota após apresentador pedir que defensor "adotasse bandido"
Caso envolveu o apresentador do SBT, Marcão do Povo
A declaração do apresentador Marcão do Povo, do programa Primeiro Impacto, exibido na manhã desta terça-feira (23) em que ele pde que o defensor público Othoniel Pinheiro Neto "adotasse um bandido" não repercutiu positivamente a a Associação dos Defensores Públicos de Alagoas (Adepal) emitiu uma nota de apoio ao defensor.
O apresentador critica o pedido da Defensoria Pública, acatado pela Judiciário em resguardar a imagem dos presos provisórios nos veículos de comunicação, chegando a gerar multa aos delegados, caso haja descumprimento.
Leia a nota:
A ASSOCIAÇÃO DOS DEFENSORES PÚBLICOS DE ALAGOAS - ADEPAL vem por meio deste manifestar o seu apoio incondicional ao Defensor Público OTHONIEL PINHIERO NETO, que foi alvo de ataques por parte do apresentador MARCÃO DO POVO, da rede de televisão SBT, no programa de veiculação nacional "PRIMEIRO IMPACTO", no dia de 23/04/19.
Logo de início, a ADEPAL reconhece os relevantes serviços prestados pela imprensa local e nacional na divulgação de fatos relevantes e úteis à nação, mas reafirma que a liberdade de imprensa e o direito de expressão devem ser exercidos com responsabilidade e dentro dos limites postos pela Constituição Federal e pela legislação vigente.
Contudo, o Sr. MARCÃO DO POVO veio a público exibindo a imagem do Dr. OTHONIEL PINHIERO, acompanhada de comentários pejorativos quanto à atuação funcional, com total desconhecimento da realidade.
O Defensor Público OTHONIEL PINHEIRO NETO subscreveu uma Ação Civil Pública nº 0706323-53.2017.8.02.0001, movida pela Defensoria Pública do Estado de Alagoas e em trâmite perante o Juízo da 17ª Vara Cível da Comarca de Maceió - Fazenda Pública Estadual, que tem por objeto a tutela do direito à imagem dos presos provisórios custodiados em Delegacias no Estado de Alagoas.
Frise-se que o Poder Judiciário Alagoano acolheu pedido liminar formulado naqueles autos e já conta com parecer do Ministério Público pela procedência dos pedidos.
Assim, a ASSOCIAÇÃO DOS DEFENSORES PUBLICOS DO ESTADO DE ALAGOAS - ADEPAL vem se solidarizar e externar o seu apoio incondicional à atuação do Defensor Público OTHONIEL PINHEIRO NETO, ao tempo em que manifesta seu veemente repúdio à conduta do Sr. MARCÃO DO POVO, que noticiou fatos inverídicos e dissociados da realidade, e o fez de maneira ofensiva à imagem de um agente público no pleno exercício de sua missão constitucional de promover a defesa dos direitos de hipossuficientes (art. 134 da CF-88).
Por fim, a ADEPAL informa que adotará as medidas judiciais cabíveis contra os responsáveis pelas ofensas sofridas pelo seu associado OTHONIEL PINHIERO NETO.
Maceió/AL, 23 de abril de 2019.
ARTHUR CÉSAR CAVALCANTE LOUREIRO
Presidente da ADEPAL
Veja também
Últimas notícias
Motociclista perde controle e sofre acidente em Craíbas
Governo brasileiro convoca reunião de emergência para analisar cenário na Venezuela
Vice-presidente da Venezuela exige dos EUA prova de vida de Maduro
Prefeitura de Maceió autoriza contratação da banca do concurso da Guarda Municipal
Homem é flagrado com faca de caça durante abordagem no Centro de Quebrangulo
Homem é detido após quebrar vidros de posto de saúde e ameaçar policiais em Craíbas
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
