“Decisão censura liberdade de imprensa e direito à informação”, diz delegado
Multa por divulgação de imagens de presos pode chegar a R$ 5 mil

A decisão judicial que proíbe a exposição de presos involuntariamente tem dividido opiniões. Nesta segunda-feira (22), alguns profissionais da segurança pública expôs opiniões sobre a determinação. Para o delegado Thiago Prado, o fato censura a liberdade de imprensa. “A decisão só favorece os direitos a imagem do preso e esquece de direitos que são muito mais importantes como da liberdade de imprensa e o direito à informação”, pontuou o delegado Thiago Prado.
Ainda segundo o delegado, a sociedade tem o direito de saber que é o criminoso, quem cometeu o delito, pois quando são divulgadas as imagens de algum preso, outras vítimas identificam e surgem novas denúncias, o que favorece o trabalho da polícia judiciária e sobretudo com maior elucidação de crimes em relação a determinado suspeito.
Na última quinta-feira (17), o defensor público do Núcleo de Tutela Coletiva da Defensoria Pública do estado, Othoniel Pinheiro Neto, protocolou o pedido de cumprimento da decisão judicial que proíbe a exposição involuntária de presos provisórios em veículos de comunicação.
Na petição, o defensor solicita, ainda, o aumento da multa para o valor de R$ 5 mil, e a inclusão de agentes públicos, como os delegados de polícia civil e outras cominações, caso haja novo descumprimento.
Em maio de 2017, a justiça alagoana determinou que todos os agentes públicos vinculados à área de segurança, observem o respeito à imagem do preso provisório, velando, quando sujeito às suas autoridades, pela não exposição involuntária aos meios de comunicação.
A decisão da justiça estabeleceu proibição para que empregados de empresas de comunicação privada utilizem-se dos veículos públicos ou qualquer outro equipamento estatal (delegacias, automóveis, quartéis etc.) quando em operação com presos provisórios, para produzir imagens, entrevistas e/ou exposições involuntárias destes.
No mês passado, a Defensoria Pública constatou o descumprimento da ordem judicial e oficiou os agentes públicos responsáveis informando sobre a decisão judicial e pedindo providências, no entanto, não obteve sucesso na tentativa de resolução administrativa.
Na petição, o defensor requereu que os entes públicos adotem providencias, no prazo de 15 dias, para evitar que o descumprimento de sentença volte a acontecer, tais como advertência referente à observância da abertura de processo administrativo disciplinar contra os agentes públicos que desobedecerem à ordem judicial.
Veja também
Últimas notícias

Mesmo na base de JHC, Kelmann reforça compromisso com reeleição de Flávia Cavalcante

Prefeitura de Maceió divulga novas classificações de riscos pararisc

“Ele não é amarrado ao JHC”, diz Kátia Born sobre aproximação de Aldo Loureiro com Prefeitura de Maceió
Petistas tentam apaziguar mal-estar interno de olho na candidatura de Paulão ao Senado

Defensoria ajuíza ação contra fechamento repentino de agência do Bradesco em Batalha

Samba no Beco promete movimentar bairro do Jaraguá neste domingo (23)
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
