Não espere o inverno: efeito da vacina da gripe demora de 2 a 3 semanas
Apesar de o inverno só começar oficialmente no Brasil em junho, as baixas temperaturas já chegaram em alguns lugares do país. E, com a mudança de estação, aparecem resfriados, gripes e doenças respiratórias.
Com o clima perfeito para a circulação desses vírus como é possível despistas esses vírus e fortalecer o sistema imunológico? A maneira mais eficaz, com comprovação científica, é a vacina.
Não é à toa que a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe provocada pelo vírus "Influenza" está a todo vapor no país. A influenza é uma doença sazonal que pode causar epidemias anuais, principalmente no outono e inverno.
Qual o tempo para se estar imunizado após tomar a vacina da gripe?
Em indivíduos saudáveis, a detecção de anticorpos protetores se dá entre 2 a 3 semanas, após a vacinação. A proteção conferida pela vacinação é de aproximadamente um ano, por isso a campanha de vacinação contra a gripe é feita anualmente.
Além da vacina, como evitar essas doenças respiratórias?
Para evitar pegar doenças respiratórias, é bom sempre manter alguns hábitos de higiene como lavar as mãos, utilizar lenço descartável para limpar o nariz, não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas, manter os ambientes bem ventilados e evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe.
É fundamental também cobrir o nariz ao tossir e espirrar. Mas não use a mão para isso. Cubra o rosto com área interna entre o braço e o antebraço, onde fica o cotovelo. Assim, você evita tocar em objetos com as mãos cheias de vírus que podem contaminar outras pessoas.
A alimentação e hábitos saudáveis também ajudam a prevenir a gripe?
Além da vacina, há algumas recomendações que podem contribuem para o sistema imunológico permaneça bem para a chegada do inverno, como uma alimentação saudável.
A orientação do Ministério da Saúde é que seja rica em frutas com vitaminas, alimentos in natura; beber bastante água; exercício físico regular; e sempre que possível evitar a exposição a fatores de risco de infecções, de acordo com a época do ano.
Também é preciso lembrar que a base de uma alimentação saudável é recomendada para qualquer época do ano, mas isso não é uma garantia de que a pessoa vai se manter livre de qualquer doença viral, mas não fazê-la, significa somar pontos para ficar mais suscetível a essas e outras doenças.
Quando preciso ir ao médico?
Se você está com gripe ou resfriado não recorra à automedicação. Procure um médico ou a unidade de saúde mais próxima.
Em caso de sintomas respiratórios deve-se procurar uma unidade de saúde para orientações e tratamento. Isso porque, alguns casos podem evoluir com complicações, especialmente em indivíduos com doença crônica, gestantes, idosos e crianças.
Caso apresente falta de ar ou dificuldades para respirar; febre por mais de 3 dias ou piora do seu estado de saúde, fique alerta, pois estes são alguns dos sinais de agravamento da doença.
A campanha
A Campanha de Vacinação contra a Influenza começou em todo o país do dia 10 de abril e vai até o dia 31 de maio. O dia D de mobilização, em que postos de todo o Brasil estarão abertos, será no dia 4 de maio.
O público-alvo da campanha de vacinação contra a Influenza é: idosos a partir de 60 anos; crianças de seis meses a menores de seis anos; trabalhadores de saúde, de segurança e de salvamento; professores das redes pública e privada; povos indígenas; gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), além de pessoas com alguma deficiência ou com doenças crônicas.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
