Radar da Ufal auxiliará no monitoramento do bairro do Pinheiro
Universidade disponibilizará dados meteorológicos para a Sala de Alertas da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Na última sexta-feira (31), a reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Valéria Correia, participou de uma reunião com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) para discutir a cooperação técnica entre e o órgão e a Ufal. O intuito é que a Universidade disponibilize seu radar meteorológico para o monitoramento do caso nos bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro.
Na ocasião, estiveram presentes o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Fernando Pereira; o secretário executivo de Gestão Interna da Semarh, Alex Gama; e Vinicius Pinho, coordenador da Sala de Alertas da Semarh. Os pró-reitores de Gestão Institucional, Flávio Domingos, e de Pesquisa e Pós-Graduação, Alejandro Frery; a diretora do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca), Sandra Nunes; e o responsável pelo radar meteorológico da Ufal, Ricardo Sarmento, também participaram da reunião representando a Instituição e o GT Pinheiro.
As etapas para a disponibilização dos dados produzidos na Universidade para os órgãos competentes foram acertadas na reunião. Atualmente, o radar envia informações para o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) a cada 10 minutos. De acordo com a reitora, Valéria Correia, a intenção é que a emissão aconteça de forma imediata, colocando as informações produzidas à serviço do estado de Alagoas.
Com isso, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos poderá receber alertas sobre precipitações volumosas com antecedência suficiente para avaliar a necessidade de realizar evacuações de emergência com os moradores das regiões atingidas. Outros pontos, como o treinamento de pessoal, com a tutoria do professor Ricardo Sarmento, também foram discutidos.
“A reunião foi bastante proveitosa no sentido de alinharmos detalhes para a disponibilização de dados do nosso radar para a secretaria. Sempre de forma gratuita, a Universidade se coloca à serviço do povo alagoano”, afirmou a reitora.
O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Fernando Pereira, elogiou a iniciativa de integrar os trabalhos do radar e da Sala de Alertas. “Os trabalhos de monitoramento e prevenção são importantes para as ações diárias em Alagoas, especialmente no que diz respeito a essa situação do Pinheiro e demais bairros afetados. Por isso, a Semarh defende essa parceria e o estreitamento com as atividades da secretaria”, finalizou.
Veja também
Últimas notícias
Equipes alagoanas vencem Hackathon Oxetech e dividem R$ 20 mil em prêmios no Inova Penedo
Corações da Paz nas Escolas leva cidadania e prevenção à violência ao Benedito Bentes
Pescadores fisgam pintado de cerca de 50 quilos às margens de prainha no interior de SP
Três pessoas são resgatadas após se afogarem na Praia do Francês
China promete ajudar Brasil para evitar colapso na produção de carros
Últimos corpos de pessoas assassinadas em operação no Rio deixam o IML
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
