Radar da Ufal auxiliará no monitoramento do bairro do Pinheiro
Universidade disponibilizará dados meteorológicos para a Sala de Alertas da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Na última sexta-feira (31), a reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Valéria Correia, participou de uma reunião com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) para discutir a cooperação técnica entre e o órgão e a Ufal. O intuito é que a Universidade disponibilize seu radar meteorológico para o monitoramento do caso nos bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro.
Na ocasião, estiveram presentes o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Fernando Pereira; o secretário executivo de Gestão Interna da Semarh, Alex Gama; e Vinicius Pinho, coordenador da Sala de Alertas da Semarh. Os pró-reitores de Gestão Institucional, Flávio Domingos, e de Pesquisa e Pós-Graduação, Alejandro Frery; a diretora do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca), Sandra Nunes; e o responsável pelo radar meteorológico da Ufal, Ricardo Sarmento, também participaram da reunião representando a Instituição e o GT Pinheiro.
As etapas para a disponibilização dos dados produzidos na Universidade para os órgãos competentes foram acertadas na reunião. Atualmente, o radar envia informações para o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) a cada 10 minutos. De acordo com a reitora, Valéria Correia, a intenção é que a emissão aconteça de forma imediata, colocando as informações produzidas à serviço do estado de Alagoas.
Com isso, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos poderá receber alertas sobre precipitações volumosas com antecedência suficiente para avaliar a necessidade de realizar evacuações de emergência com os moradores das regiões atingidas. Outros pontos, como o treinamento de pessoal, com a tutoria do professor Ricardo Sarmento, também foram discutidos.
“A reunião foi bastante proveitosa no sentido de alinharmos detalhes para a disponibilização de dados do nosso radar para a secretaria. Sempre de forma gratuita, a Universidade se coloca à serviço do povo alagoano”, afirmou a reitora.
O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Fernando Pereira, elogiou a iniciativa de integrar os trabalhos do radar e da Sala de Alertas. “Os trabalhos de monitoramento e prevenção são importantes para as ações diárias em Alagoas, especialmente no que diz respeito a essa situação do Pinheiro e demais bairros afetados. Por isso, a Semarh defende essa parceria e o estreitamento com as atividades da secretaria”, finalizou.
Veja também
Últimas notícias

Quem era a brasileira que morreu atropelada em festival no Canadá
Conclave para escolher novo papa começa dia 7 de maio, anuncia Vaticano
![[Vídeo] Homem resgata ‘gatinho’ na rua e descobre que na verdade era uma raposa](https://img.7segundos.com.br/_eCLixjjMLV8knOmNSiNCEwOCiE=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/58f8e39a-8cc9-4a5c-b5cd-8e921de46a7b.jpg)
[Vídeo] Homem resgata ‘gatinho’ na rua e descobre que na verdade era uma raposa
Ministra de Lula vem a Alagoas discutir impactos causados pela Braskem às marisqueiras

Lula vai à Rússia em maio e deve conversar com Putin sobre guerra na Ucrânia
![[Vídeo] Primeira corrida de espermatozoides é realizada nos EUA](https://img.7segundos.com.br/1eDvbppHbxD-5ai4mjS6IuWiYjU=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/1-08265cd1-8c13-49f1-88d1-8b6f093dbdb1-50598808.webp)
[Vídeo] Primeira corrida de espermatozoides é realizada nos EUA
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
