Radar da Ufal auxiliará no monitoramento do bairro do Pinheiro
Universidade disponibilizará dados meteorológicos para a Sala de Alertas da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Na última sexta-feira (31), a reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Valéria Correia, participou de uma reunião com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) para discutir a cooperação técnica entre e o órgão e a Ufal. O intuito é que a Universidade disponibilize seu radar meteorológico para o monitoramento do caso nos bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro.
Na ocasião, estiveram presentes o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Fernando Pereira; o secretário executivo de Gestão Interna da Semarh, Alex Gama; e Vinicius Pinho, coordenador da Sala de Alertas da Semarh. Os pró-reitores de Gestão Institucional, Flávio Domingos, e de Pesquisa e Pós-Graduação, Alejandro Frery; a diretora do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca), Sandra Nunes; e o responsável pelo radar meteorológico da Ufal, Ricardo Sarmento, também participaram da reunião representando a Instituição e o GT Pinheiro.
As etapas para a disponibilização dos dados produzidos na Universidade para os órgãos competentes foram acertadas na reunião. Atualmente, o radar envia informações para o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) a cada 10 minutos. De acordo com a reitora, Valéria Correia, a intenção é que a emissão aconteça de forma imediata, colocando as informações produzidas à serviço do estado de Alagoas.
Com isso, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos poderá receber alertas sobre precipitações volumosas com antecedência suficiente para avaliar a necessidade de realizar evacuações de emergência com os moradores das regiões atingidas. Outros pontos, como o treinamento de pessoal, com a tutoria do professor Ricardo Sarmento, também foram discutidos.
“A reunião foi bastante proveitosa no sentido de alinharmos detalhes para a disponibilização de dados do nosso radar para a secretaria. Sempre de forma gratuita, a Universidade se coloca à serviço do povo alagoano”, afirmou a reitora.
O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Fernando Pereira, elogiou a iniciativa de integrar os trabalhos do radar e da Sala de Alertas. “Os trabalhos de monitoramento e prevenção são importantes para as ações diárias em Alagoas, especialmente no que diz respeito a essa situação do Pinheiro e demais bairros afetados. Por isso, a Semarh defende essa parceria e o estreitamento com as atividades da secretaria”, finalizou.
Veja também
Últimas notícias

Adolescentes fraturam pernas após colisão com viatura em Maceió; moto tinha queixa de roubo

Ex-marido de mulher morta a facadas no Jacintinho alertou sobre histórico violento do novo namorado dela

Suspeito de estelionato é preso por ameaçar vítimas e tentar subornar policiais em Maceió

Idoso de 76 anos morre ao passar mal em casa no município de Campestre

Acidente em Lagoa da Canoa resulta em morte de motociclista na zona rural

Homem é morto a golpes de arma branca perto de assentamento em Traipu
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
