Casal deve regularizar o abastecimento e melhorar a qualidade da água em Rio Largo
Município terá que fiscalizar e apresentar relatório sobre os serviços prestados; decisão foi proferida nesta quarta-feira (5)

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) deve regularizar o abastecimento e melhorar a qualidade da água fornecida em Rio Largo, no prazo de 30 dias. Terá ainda que regularizar o serviço de esgoto nos bairros e conjuntos habitacionais da cidade, sob pena de pagamento de multa diária no valor de R$ 5.000,00. A decisão, proferida nesta quarta-feira (5), é da juíza Marclí Guimarães de Aguiar, da 1ª Vara da Comarca.
A magistrada também determinou que o Município de Rio Largo apresente, a cada dez dias, relatório sobre a qualidade e regularidade do serviço prestado pela Casal. Em caso de descumprimento, foi fixada multa diária de R$ 1.000,00.
“Várias esferas da vida humana são atingidas pela negação do acesso à água potável, tendo em vista a inevitável conexão com uma série de direitos outros, também fundamentais, como a saúde, a alimentação, a dignidade e a própria vida”, afirmou a juíza na decisão.
A magistrada atendeu a pedido feito pelo Ministério Público de Alagoas (MP/AL), que recebeu reclamações de moradores de Rio Largo sobre a qualidade e regularidade no fornecimento de água. Alguns teriam ficado sem receber água em suas casas por mais de 20 dias.
Para a juíza Marclí Aguiar, a Casal foi omissa, visto que o problema vem sendo apurado pelo MP/AL desde 2015, data de instauração do inquérito civil, e até a presente data não foi solucionado. “Não se mostra crível que o desabastecimento e/ou má qualidade da água fornecida se dê pura e simplesmente por condições climáticas da região e que a população, de modo geral, tenha que suportar seus efeitos”.
Ainda segundo a titular da 1ª Vara, tanto a falta de acesso quanto o acesso sem qualidade são problemas graves para a sociedade, “sem olvidar ser a ausência de saneamento básico um fator de alto relevo para a proliferação de doenças de veiculação hídrica, que acarretam milhares, quiçá, milhões de mortes todos os anos”. A magistrada determinou a citação dos réus para que apresentem resposta às acusações.
Veja também
Últimas notícias

Músicos arapiraquenses criam projeto "Os Poetas Estão Vivos" para homenagear grandes nomes do rock nacional

Deputado Fabio Costa cobra justiça por Daniela, jovem violentada que ficou com sequelas no interior de Alagoas

Polícia cumpre mandado de busca e apreensão em Olho d’Água das Flores

Quarta edição da FliPenedo acontece de 09 a 12 de abril

Secretaria de Saúde de Penedo presta contas ao Conselho Municipal de Saúde

Programa Saúde Até Você leva assistência médica ao Trapiche da Barra nesta sexta-feira
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
