Incra retoma operação contra invasão de reserva ambiental em assentamento alagoano
Durante a operação, houve a derrubada de edificações que serviam de ponto de apoio aos ocupantes irregulares
O Incra em Alagoas, com o apoio do Pelotão de Operações Especiais (Pelopes) do 2° Batalhão da Polícia Militar do estado, realizou, na última quinta-feira (4), a segunda e última etapa da reintegração de posse em área de reserva legal do assentamento Sebastião Gomes, localizado no município de Flexeiras. A primeira fase havia ocorrido em 29 de maio.
A incursão pelo assentamento foi acompanhada pelos superintendentes titular e substituto da autarquia, César Lira e Ubiratan Santana, respectivamente, além de técnicos do instituto. A equipe percorreu as estradas vicinais ao longo da área de reforma agrária com o objetivo de efetivar a desocupação dos locais destinados à preservação ambiental e identificar as pessoas que os exploravam de maneira irregular.
Durante a operação, houve a derrubada de edificações que serviam de ponto de apoio aos ocupantes irregulares. Eles mantinham lavouras em áreas destinadas à preservação ambiental ou à exploração de forma sustentável. Uma rede de energia elétrica clandestina estava em fase de implantação. Os postes instalados foram derrubados e destruídos.
A operação é amparada por sentença da Justiça Federal, proferida em ação de reintegração de posse de dois lotes do assentamento Sebastião Gomes, que, juntos, perfazem aproximadamente 135 hectares.
O processo foi movido pelo Incra em razão da invasão de terras onde se encontram reserva legal e áreas de proteção permanente (APP). A região é um trecho de Mata Atlântica em fase de regeneração.
Notificação de réu
Um dos réus que consta na ação judicial de reintegração de posse foi localizado e notificado pelo oficial de Justiça que acompanhava a operação. Pesa sobre ele a acusação de cooperar de forma direta com a exploração irregular da reserva legal, além da negociação para a entrada de ocupantes irregulares no assentamento.
O réu notificado é assentado e, se mantida a condenação em outras instâncias judiciais, poderá ser penalizado com a exclusão do programa de reforma agrária. O Incra aguardará o desfecho da ação judicial para tomar possíveis medidas administrativas, porém, durante a operação, já alertou o agricultor sobre a proibição de negociar e explorar as áreas de reserva legal.
O assentamento Sebastião Gomes tem 1.050 hectares, 114 famílias cadastradas e possui uma cooperativa que produz e comercializa em feiras de orgânicos na capital alagoana, Maceió. O Incra age nos âmbitos administrativo e judicial no combate a ilegalidades, de modo que os assentados em situação regular tenham um ambiente favorável à produção, comercialização e geração de renda.
Reparação de danos ambientais
O Ibama também é parceiro na ação. Técnicos e gestores do órgão ambiental estiveram presentes na primeira etapa da operação. A cada ocupação irregular constatada, foram examinados os danos para responsabilizar os autores do crime ambiental, que resulta em multa de até R$ 50 mil.
Após a lavratura da multa e do termo de embargo, também há a notificação para apresentar e executar um Projeto de Recuperação de Área Degradada (PRAD).
Na próxima etapa do processo judicial, que deve ocorrer em até 15 dias, será emitido o auto de imissão na posse dos lotes ao Incra.
Veja também
Últimas notícias
Congresso dos Municípios Alagoanos começa com mais de 5 mil inscritos de 18 estados
Ônibus que saiu de Arapiraca e tombou em MG era clandestino e acumulava cerca de 30 autuações
Presidente da AMA defende uso de avaliações externas como estratégia de gestão educacional
Polícia Civil prende condenado por tráfico de drogas em Craíbas
Associação Comercial de Maceió oferece atendimento gratuito para regularização de MEI
Em oitiva de Felca, promotor cobra juiz: “partes perguntam primeiro”
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
