Banco Interamericano de Desenvolvimento avalia desempenho da gestão fiscal de Alagoas
Avaliação integrada acontece pela primeira vez no Estado

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz/AL) recebe, durante esta semana, uma equipe de avaliadores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) a fim de classificar como os processos administrativos do órgão se encontram em relação a parâmetros nacionais de boas práticas. A avaliação de Maturidade e Desempenho da Gestão Fiscal (MD Gefis) analisará a Gestão Interna, Receita e Tesouro Estadual.
“O objetivo da visita é obter um diagnóstico que auxilie a administração da Sefaz a traçar padrões que ajudem a alcançar resultados melhores tanto em futuras apreciações, como, principalmente, no trabalho e serviço prestado ao povo alagoano”, explica o secretário da Fazenda de Alagoas, George Santoro.
A equipe do BID se dividirá em três eixos para realizar a análise de maneira especifica: a gestão fazendária e transparência fiscal; a administração tributária e o contencioso fiscal; e a administração financeira e gasto público.
De acordo com Soraya Naffah, integrante da equipe avaliadora, esta é uma avaliação integrada da gestão fiscal e que considera as especificidades do estado. “Não é uma análise que está restrita a Sefaz. Em algum momento a gente está falando de planejamento, de orçamento, área financeira como um todo, controladoria, procuradoria... Isso, pois acreditamos que tudo é escopo de gestão fiscal.”
As atividades iniciaram com a reunião geral de apresentação dos eixos na segunda (15) e acabam com a divulgação de um diagnóstico preliminar na sexta (19). Depois disso, o próximo passo será conferir as evidências e emitir um relatório com a avaliação final obtida pela Sefaz.
O que é o MD-GEFIS?
É um instrumento de diagnóstico que possui várias finalidades. Entre elas estão: orientar o planejamento estratégico; identificar oportunidades de melhorias e boas práticas; subsidiar a priorização de iniciativas de modernização e nortear alocações de recursos; construir linha de base para o monitoramento da evolução da maturidade dos processos da gestão fiscal.
Veja também
Últimas notícias

Vítimas de acidente são resgatadas por helicópteros na Barra de Santo Antônio

Após esposa notar sinais vitais, homem baleado na cabeça é socorrido em Arapiraca

MPF, MP/AL e DPU discutem soluções financeiras para o Hospital Veredas

Adolescente é apreendido com tablete de maconha em Palmeira dos Índios

Homem é flagrado transportando criança sobre tanque de moto em Quebrangulo

Três pessoas são presas por violência contra a mulher nas últimas 24h em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
