Prefeitura autua operadora da CTR por descarte de chorume
Além da V2 Ambiental, a Sedet também autuará a empresa Silva e Veloso, terceirizada da concessionária para o transporte do chorume
Responsável pela concessão pública e fiscalização do funcionamento da Central de Tratamento de Resíduos (CTR) da capital, a Prefeitura de Maceió tem atuado de forma célere para buscar esclarecimentos sobre a possível irregularidade no descarte de chorume por parte da empresa concessionária do equipamento, a V2 Ambiental, que integra o Grupo Estre.
Após a apreensão de veículos que foram flagrados descartando o material orgânico em canavial de Maceió, caso registrado nessa quinta-feira (25), técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet) e da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) emitiram notificação e auto de infração contra a empresa.
A equipe de monitoramento ambiental da Sedet, que legalmente é o órgão licenciador ambiental do Município, lavrou um auto de infração em decorrência do lançamento irregular de efluentes. A prática infringe a Lei 4.548/96 – Código Municipal de Meio Ambiente, no artigo 178, incisos III, XV e XX. Em notificação, a Sedet também determinou que a V2 rebaixe o volume das lagoas de acúmulo de chorume em 50% da capacidade total.
Além da V2 Ambiental, a Sedet também autuará a empresa Silva e Veloso, terceirizada da concessionária para o transporte do chorume. Os carros apreendidos pela Polícia Civil no momento do descarte irregular são desta empresa, que é do estado de Pernambuco.
Já a Sudes, órgão responsável pelo contrato de concessão da CTR, notificou a V2 Ambiental para apresentação imediata de todas as licenças ambientais, manifestos, medições e notas fiscais de pagamentos às empresas com as quais mantém contrato para o transporte – a empresa Silva e Veloso – e que é responsável pela destinação final do chorume – a Biotech, ambas de Pernambuco. As documentações foram protocoladas na sede da Sudes na tarde desta sexta-feira (26) e serão avaliadas.
A Prefeitura, por meio de seus órgãos ambientais, é o ente concessor e fiscalizador para operação da CTR. Todas as informações referentes ao trabalho no equipamento, desde o recebimento dos resíduos e tratamento até a destinação final, são acompanhadas por equipes da Prefeitura que trabalham diretamente na CTR e também por meio de relatórios técnicos cujas informações estão à disposição dos órgãos fiscalizadores.
Sobre o descarte do chorume que não é tratado na CTR e encaminhado pela V2 à Biotech pela transportadora Silva e Veloso, todas as documentações necessárias – como os manifestos de destinação – são entregues periodicamente à Sedet e à Sudes. Estes são documentos oficiais, com assinaturas das três empresas (V2, Biotech e Silva e Veloso), indicando o percurso entre a saída do chorume de Maceió até Pernambuco. Devido ao flagrante do descarte em canavial, a veracidade desta documentação entregue à Prefeitura também deve ser avaliada pela Polícia Civil de Alagoas, que investiga a situação.
A Sedet e a Sudes reiteram que todas as medidas jurídicas e administrativas estão sendo adotadas para colaborar com o trabalho da Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic) da Polícia Civil, responsável pela elucidação do caso, e aguardará a conclusão do inquérito para adotar as medidas punitivas previstas por lei e no contrato de concessão. A documentação requerida da empresa também será encaminhada à Deic para averiguação. Uma reunião com o Instituto de Meio Ambiente de Alagoas (IMA) foi solicitada pela Sudes para que a situação seja discutida, já que o órgão estadual tem colaborado nas investigações.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
