?Mutirão da Justiça realiza 15 júris ao mesmo tempo em faculdade de Maceió
Processos são todos da 9ª Vara Criminal da Capital, outros mutirões estão sendo planejados para as demais varas de júri
O Judiciário de Alagoas mobilizou 15 magistrados para conduzirem júris, nesta sexta-feira (02), em mutirão no Centro Universitário Tiradentes (Unit). Os processos são todos da 9ª Vara Criminal da Capital, que tem competência exclusiva para júris.
Cada juiz é responsável por um caso. O magistrado André Gêda, coordenador da Justiça Itinerante, que organiza a atividade, informa que outros mutirões serão feitos para propiciar celeridade nas outras duas varas de júri de Maceió, a 7ª e a 8ª Criminal.
Felipe Munguba foi um dos juízes que se apresentaram para a força-tarefa. “[O meu processo] foi um homicídio ocorrido em 2013, ou seja, faz bastante tempo. É por isso a importância desses mutirões: um crime de 2013 ainda não teve a resposta à sociedade, e isso se dá por alguns motivos. Primeiramente, o número exagerado de processos que existe. Isso acaba soberbando os colegas, que têm uma pauta longa. São processos complexos, que demandam tempo”.
Um dos casos é o homicídio que vitimou Clebson da Silva Aureliano, de 29 anos, em 2018. O pai do jovem, Carlos Augusto Aureliano, aguardava com ansiedade e o início do julgamento, nos corredores da faculdade.
“Eu espero que Deus faça a Justiça. Ele vai pagar pelo que fez. Ele tirou um pedaço do meu coração. Ele era um pedreiro bom e um menino querido em Goiabeira e Fernão Velho”, disse Carlos. Clebson era torcedor do CSA e foi morto enquanto comemorava a vitória do seu time, atingido por um tiro disparado, de acordo com a acusação, por Edvaldo dos Santos Lobo, torcedor do CRB.
A coordenadora do curso de Direito da Unit, Karol Mafra, ressalta como a atividade também é útil para a formação acadêmica dos estudantes. “Nosso aluno vai poder vivenciar intensamente o mutirão do Tribunal do Júri, verificando a atuação do magistrado, do Ministério Público, dos advogados, e poder tirar suas dúvidas com os professores”.
Veja também
Últimas notícias
Jovem com câncer de testículo assistência oncológica no Hospital Metropolitano
Prazo para cadastro e recadastro do Vamu Escolar começa dia 2 de janeiro
Mulher sequestrada e torturada no Jacintinho morre no HGE; polícia apura execução por engano
Tapera completa 68 anos com programação festiva e Natal Luz
Emenda parlamentar de Cabo Bebeto garante continuidade da Equoterapia em Maceió
PGE recomenda veto integral a projeto que limita taxas de planos de saúde
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
