Alagoas completa 13 meses consecutivos de redução no número de homicídios
Roubos a bancos caíram 85% e assaltos a ônibus tiveram queda de 70% em Maceió
Alagoas alcançou, em julho, o 13º mês consecutivo de queda no número de homicídios. O Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac) da Secretaria da Segurança Pública (SSP) registrou 83 homicídios no último mês, uma redução de 19,4% em relação a julho do ano passado.
Os números foram apresentados, na manhã desta segunda-feira (5), pelo governador Renan Filho e o secretário de Segurança Pública, Lima Júnior, durante entrevista coletiva realizada no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares. Os resultados alcançados comprovam a reversão da escalada da violência no estado, resultado direto da integração das forças de segurança e do investimento em inteligência policial.
“A escala da morte em Alagoas sempre foi superior a três dígitos e agora nós estamos abaixo dos três dígitos; foram 83 homicídios e com uma tendência de queda. Esse é o 13º mês consecutivo que a gente bate o resultado do mesmo mês do ano anterior”, avaliou Renan Filho.
O combate à impunidade, baseado em um trabalho intenso de investigação, é determinante para a sequência de queda nos índices de criminalidade, segundo o secretário da Segurança, Lima Junior. “Em Maceió, chegamos a um patamar histórico de resolução de mais de 70% dos casos de homicídio. Isso minimiza um dos fatores que mais estimula a violência, que é a impunidade. Só em 2019, tivemos 145 suspeitos de assassinato presos na capital. Quem matar em Alagoas vai ser investigado, preso e apresentado à Justiça para responder pelo crime”, disse, destacando que a taxa de esclarecimento de homicídios em AL é a melhor meta alcançada no país.
Nas ruas, as novas estratégias de policiamento ostensivo – como o Força Tarefa, o Ronda no Bairro e os Centros Integrados de Segurança Pública (CISP) – completam o conjunto de ações que garante segurança aos alagoanos. "Os investimentos e novos programas atingiram os objetivos. Chegar a números tão impactantes só aumenta nossa responsabilidade para evitar retrocessos. Hoje somos referência no Brasil como um dos estados que mais reduz a violência”, afirmou Lima Junior.
Os 83 Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) cometidos em julho são o menor número da série histórica. No acumulado de janeiro a julho de 2019, o estado registrou 697 homicídios, 25,3% menos do que os 933 ocorridos no mesmo período de 2018. “O ano de 2018 foi o menos violento de toda a década. Mas eu queria dar uma notícia: em 2019, reduzimos a violência com relação a 2018 em todos os meses, o que significa dizer que o ano de 2019 certamente será o melhor da década. Isso demonstra que a Segurança Pública continua no esforço de reduzir ainda mais a violência”, projetou Renan Filho.
Maceió
A tendência se reflete em Maceió, que teve 28 CVLI no mês passado – uma queda de 37,8% comparado a julho de 2018, quando ocorreram 45 casos. Entre janeiro e julho deste ano, foram 206 homicídios na capital, 102 a menos que no mesmo período do ano passado, o que representa uma redução de 33,1%.
A integração entre as polícias do Estado, as de estados vizinhos e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) resultam na diminuição dos roubos a banco e de cargas. De janeiro a julho de 2019, foram registrados três roubos a banco, 85% menos que os sete primeiros meses de 2018. Não houve casos em julho. Nos roubos de carga, a queda foi de 43,3% no período, com 34 casos registrados. “A troca de informações é constante com as polícias de outros estados. Com inteligência, atingimos um índice de elucidação dos ataques a agências bancárias de quase 100%, até mesmo com flagrantes de tentativas de arrombamento”, destacou o secretário Lima Júnior.
Com apenas dez assaltos a ônibus mês passado, Maceió tem queda de 70,6% nas ocorrências em relação a julho de 2018. No acumulado do ano, a redução é de 71,7%. A apresentação dos números reuniu toda a Cúpula da Segurança Pública no Palácio República dos Palmares. Ao lado do secretário de Estado da Ressocialização e Inclusão Social, Marcos Sérgio, o governador também apresentou números do sistema prisional alagoano, que este ano não registrou fugas até o momento.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
