Escritor Lêdo Ivo é homenageado com estátua na orla de Jatiúca
Monumento, instalado no Posto 7, foi feito pelo artista plástico Léo Santana
O prefeito Rui Palmeira (PSDB) inaugurou, na manhã desta terça-feira (03), na orla da Jatiúca, em Maceió, mais uma escultura de bronze. Desta vez o homenageado foi o escritor alagoano Lêdo Ivo. O monumento, instalado no Posto 7, foi feito pelo artista plástico e escultor mineiro Léo Santana, que também é responsável pela escultura do poeta Carlos Drummond de Andrade, posicionada no calçadão de Copacabana, no Rio de Janeiro.
Em entrevista ao 7Segundos, Rui Palmeira enalteceu os alagoanos homenageados. "Ficamos muito felizes de ter a primeira homenagem a um poeta, que é nosso querido Lêdo Ivo, que foi e é um dos principais poetas brasileiros que leva um pouco da nossa história, nosso cheiro, nossos sabores pro Brasil e pro mundo. É muito importante enaltecer a figura de Lêdo Ivo que agora será sempre lembrado por todo mundo que passar na Jatiúca", disse Rui.
Questionado sobre a seleção dos monumentos a serem homenageados na capital, Rui Palmeira afirmou que iniciou a escolha, há tempos atrás, por intuição. "Graciliano, Aurélio, depois veio Paulo Gracindo. Tem uma fila grande. A gente não vai conseguir homenagear a todos que gostaríamos, mas vamos ter uma seleção de seis. O próximo será o poeta Jorge de Lima", disse. A escultura de Jorge de Lima irá ficar na Praça Sinimbu, em frente da sua antiga residência que atualmente é a sede da Academia de Letras.
Gonçalo Ivo, filho de Lêdo - que atualmente mora na França - esteve presente na solenidade de inauguração do monumento. "É uma ocasião muito especial. Quero agradecer a prefeitura de Maceió na figura do prefeito e a população de Maceió, porque uma coisa dessa não se faz num passe de mágica. Isso é fruto do recolhimento de impostos. A imagem prova a permanência de Lêdo em Maceió e a importância universal da poesia dele. Ele tinha Alagoas no coração", contou ao 7Segundos.

Sobre o homenageado
Lêdo Ivo nasceu em Maceió no dia 16 de fevereiro de 1924. Em 1940, mudou-se para a cidade de Recife, onde participou do primeiro congresso de poesia da capital pernambucana. Em 1943, passou a morar no Rio de Janeiro e a estudar na Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil.
Ele foi membro efetivo da Academia Alagoana de Letras, sócio honorário do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, sócio efetivo da Academia de Letras do Brasil, sócio honorário da Academia Petropolitana de Letras e sócio correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal.
Ao longo de sua trajetória literária, o escritor alagoano foi convidado numerosas vezes a representar o Brasil em congressos culturais e a participar de encontros internacionais de poesia.
Veja também
Últimas notícias
Secretária visita espaços do Centro de Inovação do Jaraguá para viabilizar projeto de ampliação e requalificação
Caminhão betoneira tomba em trecho da Avenida Pierre Chalita, em Maceió
PM apreende 31 armas de fogo e mais de 15 Kg de drogas na última semana em Alagoas
Pelopes prende homem e recupera veículo roubado em São Luís do Quitunde
Vocalista da banda Limão com Mel sofre acidente durante turnê nos Estados Unidos
32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi encanta Jaraguá com tradição e espetáculo
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
