Alagoas tem a 5ª maior redução do país no número de mortes violentas, aponta Anuário
Estado ficou à frente da média nacional na redução de mortes em 2018 em comparação com 2017
Os esforços das forças de Segurança Pública de Alagoas, voltados para reduzir homicídios, colocam o Estado como um dos que conseguiram expressivos resultados de redução. O 13º Anuário Brasileiro da Segurança Pública, publicado nessa terça-feira (10) pelo Fórum de Brasileiro de Segurança Pública, aponta que houve redução de 19,7% no número de mortes violentas no ano de 2018 em comparação com os resultados de 2017.
O estudo tem como base informações fornecidas pelos estados, por meio de suas Secretarias de Segurança Pública, conforme estatísticas de crimes violentos. Segundo a publicação, Alagoas registrou 1926 mortes violentas em 2017 e reduziu o número para 1521no ano seguinte.
O Estado que obteve a maior redução no ano de 2018 foi o Acre, com -25,1%, seguido de Pernambuco (-23,3%), Minas Gerais (-21,5%), Rio Grande do Sul (20,9%), e Alagoas (-19,7%). Ainda segundo os dados do Anuário, a redução alcançada por Alagoas é quase duas vezes maior que a média nacional, que ficou em 10-8%.
Comparando a taxa de mortes violentas dos anos de 2017 e 2018, Alagoas também ganhou destaque regional, tendo a segunda maior redução do Nordeste, ficando atrás apenas de Pernambuco.
O secretário da Segurança Pública, Lima Júnior, avaliou como positivo o resultado do estudo divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que comprova a transparência do Estado com as informações analisadas pelo Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac). Ele também lembrou que as análises do Neac apontavam para uma curva decrescente de homicídios em Alagoas.
O titular da pasta também destacou que as políticas públicas adotadas na Segurança Pública na gestão Renan Filho foram decisivas para que os crimes reduzissem, e vidas fossem poupadas.
“Iniciamos em 2015 a integração das forças policiais e ano a ano estamos diminuindo a violência. Os resultados de 2018 divulgados pelo Anuário também demonstram que conseguimos reduzir os números em cima de um resultado que já era considerado baixo para o cenário vivido. Em 2019 seguimos com o desafio de reduzir ainda mais estes números, superando o ano passado, que encerrou com o menor resultado da série histórica. Não poderia deixar de parabenizar a todos os integrantes da Segurança Pública, que foram fundamentais para estes resultados, além de agradecer ao governador por investir e dar nova cara à Segurança de Alagoas”, afirmou.
Veja também
Últimas notícias
Aos 95 anos, Tony Tornado relembra relação com Arlete Salles e fala sobre preconceito racial
Delegado Leonam aciona polícia após ameaças e incêndio que feriu cadela em Maceió
Acidente entre motos deixa mulher ferida em Porto Calvo
Após solicitação durante fiscalização, Caio Bebeto aciona Alurb e área escolar é revitalizada
Secretário Luiz Rogério receberá título de Cidadão Honorário de Maceió
Deputada Cibele Moura comemora avanço do projeto do piso salarial dos farmacêuticos
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
