Sessão especial discute produção e comercialização de alimentos artesanais em Alagoas
Propositora da sessão, a deputada Jó Pereira destacou a importância de se ter uma legislação estadual que desburocratize e regulamente a atividade
A produção e a comercialização de produtos artesanais comestíveis em Alagoas serão discutidas em sessão especial na próxima segunda-feira (23), às 15h, no plenário da Assembleia Legislativa. Propositora da sessão, a deputada Jó Pereira destacou a importância de se ter uma legislação estadual que desburocratize e regulamente a atividade.
Na Casa de Tavares Bastos tramita um Projeto de Lei (PL), de autoria da parlamentar, regulamentando a produção, o processamento e a comercialização de produtos comestíveis (de origem animal, vegetal e de micro-organismo ou fungo), produzidos de forma artesanal e por micro agroindústrias, assegurando aos pequenos produtores tratamento diferenciado e simplificado nas áreas fiscal e tributária; de crédito; de licenciamento ambiental; organização social e econômica; produção e comercialização, entre outras.
Participarão das discussões representantes da Secretaria de Agricultura (Seagri), Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Vigilância Sanitária Estadual, Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária (Adeal), Instituto do Meio Ambiente (IMA) e Fórum dos Secretários de Agricultura de Alagoas (Fasa) e associações.
“Além dos pequenos empresários e dos produtores, é importante ainda a participação de prefeitos, secretários municipais de desenvolvimento, comércio e agricultura e também gestores de órgãos de controle sanitário municipais, pois será uma boa oportunidade para que todos conheçam melhor o projeto de lei proposto, que pode inclusive fortalecer as economia de seus respectivos municípios”, disse Jó, ao fazer o convite para a sessão.
A parlamentar explicou que o PL em tramitação visa solucionar um dos grandes problemas enfrentados pelos pequenos produtores, a dificuldade em conseguir as licenças dos órgãos municipais, estaduais, federais e dos órgãos ambientais, sem abrir mão do controle sanitário, higiênico e de qualidade dos produtos.
A proposta dispõe ainda sobre as normas sanitárias completas a serem obedecidas na produção, processamento e comercialização dos produtos que utilizem matérias-primas como carnes, leite, ovos, peixes, crustáceos, moluscos, leite, frutas, hortaliças, grãos, cereais e seus derivados, entre outros.
Durante o evento ocorrerá uma palestra do superintendente da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) de Minas Gerais, Gilson de Assis Sales. Médico veterinário, Mestre e Doutor em Ciência Animal na linha de pesquisa em queijos artesanais na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ele falará sobre a legislação, vigente em seu estado, que regulamenta as queijarias e a produção artesanal de alimentos de origem animal e vegetal.
Veja também
Últimas notícias
Empreendedora transforma desafio familiar em salão de referência em Girau
Polícia Federal indicia 48 investigados por fraudes em descontos no INSS
Marina JHC celebra transformação de paciente atendida pelo Sorriso da Gente
Ex-funcionária é presa suspeita de desviar R$ 43 mil em vale-alimentação
Inmet emite alerta de chuvas intensas para 54 cidades de Alagoas
Motociclista sofre múltiplas fraturas após acidente na Ponte Divaldo Suruagy
Vídeos e noticias mais lidas
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Duas lojas anunciam encerramento das atividades no Centro de Arapiraca
