Sedetur divulga artesãos selecionados para participação em feira nacional, em São Paulo
Secretaria incentiva a participação do artesão disponibilizando o transporte das mercadorias e a curadoria nas feiras
O Governo do Estado de Alagoas atua na valorização do artesanato alagoano, viabilizando, dentre outras ações, a participação dos artesãos em feiras e eventos do setor. Nesse sentido, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) divulgou, nesta quinta-feira (19), a lista definitiva dos selecionados para o 13º Salão do Artesanato, que acontecerá de 9 a 13 de outubro, em São Paulo.
A lista dos 16 artesãos e entidades selecionadas foi publicada no Diário Oficial do Estado e pode ser conferida através do link: http://bit.ly/2kSyvgc. Entre os selecionados, estão quatro mestres artesãos e associações como Mulheres Rendeiras de Marechal, Associação das Artesãs de Feliz Deserto, Pontal de Coruripe, dentre outras.
A Sedetur incentiva a participação do artesão disponibilizando o transporte das mercadorias e a curadoria nas feiras, através do programa Alagoas Feita à Mão. Já o espaço no evento é viabilizado pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).
Robervilda Davino é artesã e trabalha com o crochê, tricô e macramê em Maceió, e conta sobre as suas expectativas para o evento. “Já fui para exposições aqui em Maceió, mas essa é a minha primeira participação fora da cidade e do estado. Estou muito feliz, tenho muito a agradecer. Espero que a feira contribua para a aceitação dos meus produtos no mercado. Os mares, os mangues, as lagoas e a vegetação do meu estado são as fontes de inspiração do meu trabalho”, relata.
Para a Superintendente de Desenvolvimento Regional e Setorial da Sedetur, Giselle Mascarenhas, as feiras e eventos promovem visibilidade para os profissionais e garantem a geração de renda.
“Os espaços de comercialização são muito importantes para estimular a autoestima do artesão e a valorização do seu trabalho. Um dos nossos instrumentos para facilitar esse processo é a participação nas feiras proporcionadas pelo PAB, onde os profissionais estão em contato com lojistas de todo o Brasil e aumentam seus volumes de vendas e encomendas”, destaca.
A análise do edital é bastante criteriosa: a comissão avaliadora conta com representantes da sociedade para inserir uma variedade de tipologias na feira, sem repetições. Entre os critérios avaliados estão: referência à cultura popular (inspiração nos elementos da cultural local, com utilização de técnicas da região), criatividade, linguagem própria, tradição e inovação.
Veja também
Últimas notícias
Congresso dos Municípios Alagoanos começa com mais de 5 mil inscritos de 18 estados
Ônibus que saiu de Arapiraca e tombou em MG era clandestino e acumulava cerca de 30 autuações
Presidente da AMA defende uso de avaliações externas como estratégia de gestão educacional
Polícia Civil prende condenado por tráfico de drogas em Craíbas
Associação Comercial de Maceió oferece atendimento gratuito para regularização de MEI
Em oitiva de Felca, promotor cobra juiz: “partes perguntam primeiro”
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
