Sedetur divulga artesãos selecionados para participação em feira nacional, em São Paulo
Secretaria incentiva a participação do artesão disponibilizando o transporte das mercadorias e a curadoria nas feiras
O Governo do Estado de Alagoas atua na valorização do artesanato alagoano, viabilizando, dentre outras ações, a participação dos artesãos em feiras e eventos do setor. Nesse sentido, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) divulgou, nesta quinta-feira (19), a lista definitiva dos selecionados para o 13º Salão do Artesanato, que acontecerá de 9 a 13 de outubro, em São Paulo.
A lista dos 16 artesãos e entidades selecionadas foi publicada no Diário Oficial do Estado e pode ser conferida através do link: http://bit.ly/2kSyvgc. Entre os selecionados, estão quatro mestres artesãos e associações como Mulheres Rendeiras de Marechal, Associação das Artesãs de Feliz Deserto, Pontal de Coruripe, dentre outras.
A Sedetur incentiva a participação do artesão disponibilizando o transporte das mercadorias e a curadoria nas feiras, através do programa Alagoas Feita à Mão. Já o espaço no evento é viabilizado pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).
Robervilda Davino é artesã e trabalha com o crochê, tricô e macramê em Maceió, e conta sobre as suas expectativas para o evento. “Já fui para exposições aqui em Maceió, mas essa é a minha primeira participação fora da cidade e do estado. Estou muito feliz, tenho muito a agradecer. Espero que a feira contribua para a aceitação dos meus produtos no mercado. Os mares, os mangues, as lagoas e a vegetação do meu estado são as fontes de inspiração do meu trabalho”, relata.
Para a Superintendente de Desenvolvimento Regional e Setorial da Sedetur, Giselle Mascarenhas, as feiras e eventos promovem visibilidade para os profissionais e garantem a geração de renda.
“Os espaços de comercialização são muito importantes para estimular a autoestima do artesão e a valorização do seu trabalho. Um dos nossos instrumentos para facilitar esse processo é a participação nas feiras proporcionadas pelo PAB, onde os profissionais estão em contato com lojistas de todo o Brasil e aumentam seus volumes de vendas e encomendas”, destaca.
A análise do edital é bastante criteriosa: a comissão avaliadora conta com representantes da sociedade para inserir uma variedade de tipologias na feira, sem repetições. Entre os critérios avaliados estão: referência à cultura popular (inspiração nos elementos da cultural local, com utilização de técnicas da região), criatividade, linguagem própria, tradição e inovação.
Veja também
Últimas notícias
Palmeira dos Índios é única cidade de Alagoas a receber Prêmio de Inclusão Socioeconômica em Brasília
Penedo sedia encontro nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Famílias de São Sebastião são beneficiadas com títulos de propriedade de imóveis
PL de Renan Calheiros avança no Senado com linha de crédito especial para produtores rurais endividados
Polícia desmancha depósito e apreende mais de 18kg de drogas no bairro São Luiz em Arapiraca
João Vicente explica escolha de Tino Marcos para novo projeto do Porta
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
