Sedetur divulga artesãos selecionados para participação em feira nacional, em São Paulo
Secretaria incentiva a participação do artesão disponibilizando o transporte das mercadorias e a curadoria nas feiras
O Governo do Estado de Alagoas atua na valorização do artesanato alagoano, viabilizando, dentre outras ações, a participação dos artesãos em feiras e eventos do setor. Nesse sentido, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) divulgou, nesta quinta-feira (19), a lista definitiva dos selecionados para o 13º Salão do Artesanato, que acontecerá de 9 a 13 de outubro, em São Paulo.
A lista dos 16 artesãos e entidades selecionadas foi publicada no Diário Oficial do Estado e pode ser conferida através do link: http://bit.ly/2kSyvgc. Entre os selecionados, estão quatro mestres artesãos e associações como Mulheres Rendeiras de Marechal, Associação das Artesãs de Feliz Deserto, Pontal de Coruripe, dentre outras.
A Sedetur incentiva a participação do artesão disponibilizando o transporte das mercadorias e a curadoria nas feiras, através do programa Alagoas Feita à Mão. Já o espaço no evento é viabilizado pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).
Robervilda Davino é artesã e trabalha com o crochê, tricô e macramê em Maceió, e conta sobre as suas expectativas para o evento. “Já fui para exposições aqui em Maceió, mas essa é a minha primeira participação fora da cidade e do estado. Estou muito feliz, tenho muito a agradecer. Espero que a feira contribua para a aceitação dos meus produtos no mercado. Os mares, os mangues, as lagoas e a vegetação do meu estado são as fontes de inspiração do meu trabalho”, relata.
Para a Superintendente de Desenvolvimento Regional e Setorial da Sedetur, Giselle Mascarenhas, as feiras e eventos promovem visibilidade para os profissionais e garantem a geração de renda.
“Os espaços de comercialização são muito importantes para estimular a autoestima do artesão e a valorização do seu trabalho. Um dos nossos instrumentos para facilitar esse processo é a participação nas feiras proporcionadas pelo PAB, onde os profissionais estão em contato com lojistas de todo o Brasil e aumentam seus volumes de vendas e encomendas”, destaca.
A análise do edital é bastante criteriosa: a comissão avaliadora conta com representantes da sociedade para inserir uma variedade de tipologias na feira, sem repetições. Entre os critérios avaliados estão: referência à cultura popular (inspiração nos elementos da cultural local, com utilização de técnicas da região), criatividade, linguagem própria, tradição e inovação.