Sedetur divulga artesãos selecionados para participação em feira nacional, em São Paulo
Secretaria incentiva a participação do artesão disponibilizando o transporte das mercadorias e a curadoria nas feiras
O Governo do Estado de Alagoas atua na valorização do artesanato alagoano, viabilizando, dentre outras ações, a participação dos artesãos em feiras e eventos do setor. Nesse sentido, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) divulgou, nesta quinta-feira (19), a lista definitiva dos selecionados para o 13º Salão do Artesanato, que acontecerá de 9 a 13 de outubro, em São Paulo.
A lista dos 16 artesãos e entidades selecionadas foi publicada no Diário Oficial do Estado e pode ser conferida através do link: http://bit.ly/2kSyvgc. Entre os selecionados, estão quatro mestres artesãos e associações como Mulheres Rendeiras de Marechal, Associação das Artesãs de Feliz Deserto, Pontal de Coruripe, dentre outras.
A Sedetur incentiva a participação do artesão disponibilizando o transporte das mercadorias e a curadoria nas feiras, através do programa Alagoas Feita à Mão. Já o espaço no evento é viabilizado pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).
Robervilda Davino é artesã e trabalha com o crochê, tricô e macramê em Maceió, e conta sobre as suas expectativas para o evento. “Já fui para exposições aqui em Maceió, mas essa é a minha primeira participação fora da cidade e do estado. Estou muito feliz, tenho muito a agradecer. Espero que a feira contribua para a aceitação dos meus produtos no mercado. Os mares, os mangues, as lagoas e a vegetação do meu estado são as fontes de inspiração do meu trabalho”, relata.
Para a Superintendente de Desenvolvimento Regional e Setorial da Sedetur, Giselle Mascarenhas, as feiras e eventos promovem visibilidade para os profissionais e garantem a geração de renda.
“Os espaços de comercialização são muito importantes para estimular a autoestima do artesão e a valorização do seu trabalho. Um dos nossos instrumentos para facilitar esse processo é a participação nas feiras proporcionadas pelo PAB, onde os profissionais estão em contato com lojistas de todo o Brasil e aumentam seus volumes de vendas e encomendas”, destaca.
A análise do edital é bastante criteriosa: a comissão avaliadora conta com representantes da sociedade para inserir uma variedade de tipologias na feira, sem repetições. Entre os critérios avaliados estão: referência à cultura popular (inspiração nos elementos da cultural local, com utilização de técnicas da região), criatividade, linguagem própria, tradição e inovação.
Veja também
Últimas notícias
Com relatório de Renan Filho, comissão aprova renovação gratuita da CNH
Anvisa vai monitorar efeitos colaterais de canetas emagrecedoras
STF suspende julgamento de recurso para garantir revisão da vida toda
Homem fica ferido após cair de moto na Avenida Ceci Cunha, em Arapiraca
Detran Alagoas abre inscrições para 4ª Corrida Maio Amarelo nesta quinta-feira (7)
Hemoal leva equipe itinerante a Colônia Leopoldina nesta quinta-feira para coletar sangue
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
