Arquivo Público de Alagoas promove 36ª edição do Chá de Memória
Evento ocorre amanhã (24), agora às 19 horas, a pedido do público

O Arquivo Público de Alagoas (APA), órgão vinculado ao Gabinete Civil, promove nesta terça-feira (24) o 36º Projeto Chá de Memória. Para a edição, o Chá traz uma novidade ao público: estreia novo horário, agora às 19 horas. A entrada é gratuita e ocorrerá na sede do APA, defronte do Cais do Porto de Maceió, em Jaraguá.
A superintendente do APA, Wilma Nóbrega, explica a razão do novo horário para o Chá de Memória. "Decidimos mudar a pedido do público ao verificarmos uma maior frequência por causa da melhor comodidade, no período de 19 horas, em outro projeto do APA que estreou recentemente, que é o Alagoanidade", informa Wilma. Antes, o Chá era realizado às 16 horas.
Nesta edição, o Chá terá como tema “Encantamento e Construção na História: o país dos alagoanos e Maçaió-k”, com palestra do professor Douglas Apratto Tenório. Na ocasião, serão lançados ainda dois livros de autoria do próprio palestrante.
Uma das obras do autor, que também é vice-reitor do Centro Universitário Cesmac, é “Maçaió-K, Maçayó, Maceió”, que traz a história dos feitos praticados de uma valorosa cidade mestiça, de origem indígena, que não nasceu espúria no pátio de um engenho colonial, como destaca na capa. “Contar a história de uma cidade é reescrever o passado escolhendo momentos que marcam sua construção. Foi isso que Douglas Apratto Tenório realizou no seu trabalho sobre a capital alagoana”, destaca o economista Cícero Péricles, que assina as orelhas da produção.
O outro livro é intitulado “A História do País dos Alagoanos”, que traz nos capítulos toda trajetória que compõe a história contendo ocupações iniciais, títulos e fatos marcantes. Ainda sob o olhar do economista Cícero Péricles, o “autor transita muito bem nesses espaços, produzindo ensaios sobre temas caros a nossa história, como a presença do açúcar, a guerra holandesa no século XVII e a cultura do algodão e da indústria têxtil, chegando ao século XX com uma interpretação sobre as oligarquias alagoanas numa época de transformações urbanas”, afirma o também pesquisador.
Os lançamentos dos livros são da Editora Cesmac, em coedição com a Editora da Universidade Estadual de Alagoas – Eduneal, recebendo o apoio dos magníficos reitores do Cesmac, João Rodrigues Sampaio Filho, e da Universidade Estadual de Alagoas, Odilon Máximo de Moraes.
Chá de Memória
O Projeto Chá de Memória visa à dinamização do Arquivo Público de Alagoas, com a realização mensal de palestras, mesas-redondas e debates sobre os mais variados temas envolvendo pesquisadores, historiadores e a sociedade alagoana. O objetivo é socializar o acervo do APA com estudantes, profissionais e pessoas interessadas pelas temáticas abordadas.
Veja também
Últimas notícias

Bolsonaristas de Alagoas saem em defesa do ex-presidente após operação da PF

Eletricista é encontrado morto a tiros dentro de carro em Porto Real do Colégio

Caixa começa a pagar Bolsa Família de julho

Programa de Teleterapia de Maceió atinge mais de 45 mil atendimentos

Queda de temperatura aumenta casos de otite em crianças, alerta especialista do Hospital Ib Gatto

PF acha na casa de Bolsonaro pen drive em banheiro, dólares e cópia de ação contra Moraes nos EUA
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
