Renan Filho concede incentivo fiscal à produção de grãos em Alagoas
Medida que desonera e reduz a carga tributária em 2% do milho, milheto, soja e sorgo foi assinada durante visita à 69ª edição da Expoagro nesta quinta (31)
O governador Renan Filho visitou, nesta quinta-feira (31), a 69ª edição da Expoagro, maior feira do agronegócio de Alagoas. Na ocasião, ele assinou o decreto que concede crédito presumido do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) nas operações internas e interestaduais do milho, milheto, soja e sorgo, feitas por produtores estabelecidos no Estado.
A medida desonera e reduz a carga tributária em 2% na venda dos grãos para dentro e fora do Estado. "Estamos assinando um decreto que retira tributo da produção de grãos. O Governo do Estado já fez isso em benefício de outros segmentos. Nós desoneramos as cadeias produtivas do frango, do coco, do leite, da carne e agora da cadeia produtiva dos grãos. Isso vai garantir aumento da área plantada, da produção e, por consequência, a geração de novos empregos", explicou o governador.
Um dos maiores produtores de milho do estado, José Almeida afirmou que o decreto é muito importante porque garante liquidez à produção. "Temos dificuldade de escoar a produção e, com esse incentivo, vamos conseguir chegar a outros Estados, a exemplo de Pernambuco e da Paraíba, com preço competitivo, que nos dará condições de brigar no mercado", observou Zezé Almeida, como é conhecido.
O produtor de grãos Ivanilson Araújo recordou que a assinatura do decreto atende a um pleito do setor. Segundo ele, a medida garante segurança comercial. "O governador foi sensível ao nosso pleito. Nós estamos muito satisfeitos porque o decreto vai nos dar uma abertura comercial muito grande. Vai possibilitar, também, a vinda de outros produtores aqui para o estado, porque temos ainda muita terra à disposição para a produção de grãos", avaliou.
A previsão da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri) é de que a safra de grãos 2019 / 2020 em Alagoas atinja a marca recorde de 5,7 mil toneladas.
"Desde 2015, quando o Governo do Estado passou a tratar a produção de grãos como prioridade, chegamos a aproximadamente 7 mil hectares cultivados com altíssima tecnologia. Trata-se de uma das culturas que mais crescem em Alagoas", revelou o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Sílvio Bulhões
Prestigiaram, ainda, a solenidade os secretários de Estado do Gabinete Civil, Fábio Farias; da Fazenda, George Santoro; do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito; e do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Fabrício Marques. Estiveram presentes, também, o presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), Domício Silva; e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal), Álvaro Almeida, dentre outros representantes do setor.
Expoagro
A 69ª edição da Expoagro foi aberta no dia 25 de outubro e segue até 3 de novembro (domingo), no Parque da Pecuária, bairro do Prado, em Maceió.
A expectativa da ACA é de que a feira movimente cerca de R$ 10 milhões, com destaque para a realização dos sete leilões. O evento deve atrair mais de 100 mil pessoas. Cerca de150 expositores participam desta edição da Expoagro.
Veja também
Últimas notícias
JHC pode adotar neutralidade na eleição presidencial para selar aliança com bolsonaristas
Polícia prende suspeitos de tentativa de assalto à mãe e filha na Gruta
Criança de quatro anos é atacada por caravela em praia de Maceió
Supermercado onde mercadoria despencou sobre consumidora é notificado em Maceió
‘Quem é esse cara?’, diz Lula ao ser questionado sobre Milei
Médico e paciente cantam antes de cirurgia e vídeo emociona nas redes sociais
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
PM da Rotam é encontrado morto em apartamento na Pajuçara, em Maceió
