Federação Israelita dá ultimato após declaração de Silvio Santos sobre Hitler
Apresentador fez uma "brincadeira" de mau gosto no programa desta semana
Silvio Santos “brincou” com uma saudação nazista de Adolf Hitler, responsável pela morte de milhares de judeus, e a Federação Israelita do Estado de São Paulo (FISESP), por meio do presidente executivo, Ricardo Berkiensztat, lamentou a situação.
Ao UOL, ele não julgou a fala como maldosa, mas como uma brincadeira de mau gosto: “É uma brincadeira totalmente inapropriada e é um tema com o qual não se brinca, ainda mais Silvio Santos tendo origem judaica”.
“Tenho certeza que ele não fez isso com a intenção de macular a questão do nazismo ou como uma manifestação de ódio, mas é uma brincadeira totalmente inapropriada e sem sentido”, afirmou, com o ultimato de que a situação não fosse repetida.
“Há determinados temas com os quais não se brinca e o nazismo é um deles. Até porque existem sobreviventes do Holocausto com bastante idade e que se sentem totalmente atingidos por isso”, disse ainda.
“No momento em que estamos vivendo no mundo discursos de ódio crescentes uma brincadeira como essa acaba suscitando certas reações desnecessárias e que para nós não são positivas”, declarou.
“Nos últimos tempos Silvio Santos tem feito brincadeiras um pouco mais polêmicas e sem filtro, mas isso acaba afetando uma parcela da população que sofreu com o nazismo”, completou.
Sobre a saudação “Heil Hitler”, cujo significado é “Salve Hitler”, dita por Silvio a partir do minuto 12min30s do vídeo a seguir, Berkiensztat explicou: “Ela era feita quando Hitler passava e se tornou o símbolo do nazismo”.
Na ocasião, ele fazia o quadro Perguntas ao Auditório e questionou: “Como se chama o pai de Adolf Hitler?”. A resposta seria Alois, mas a plateia não sabia e Silvio comentou: “Ninguém Sabe? Adolf Hitler? Heil, Hitler. Heil, Hitler”.
Veja também
Últimas notícias
Mulher é morta a tiros dentro de residência em Penedo; companheiro PM é suspeito
Fã detalha encontro com Elize Matsunaga em São Paulo: “Eu gelei”
Vereadora causa polêmica ao criticar doação de quentinhas no Natal
Igreja cobra R$ 380 em show natalino milionário e é criticada
Homem com mandado de prisão é detido pelo Pelopes durante patrulhamento em Colônia Leopoldina
Polícia atende denúncia de maus-tratos, mas ocorrência é descartada em Messias
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
