Deputado participa de evento que debate melhorias no saneamento em Alagoas
A expansão do saneamento em Alagoas foi um dos principais assuntos discutidos
Mais de 200 investidores, empresários e representantes dos três poderes participaram da apresentação do novo Programa de Concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs) do estado de Alagoas, nesta quinta-feira (7). Membro do Conselho de PPPs e representante do Legislativo, o deputado estadual Davi Maia (DEM) participou do evento.
A expansão do saneamento em Alagoas foi um dos principais assuntos discutidos. Segundo o IBGE, Alagoas tem, atualmente, mais de dois milhões de pessoas sem coleta de esgoto e mais de 800 mil sem acesso à água.
“O serviço prestado pela Companhia de Saneamento de Alagoas não tem atendido de forma satisfatória a população. Ontem mesmo vimos os moradores do Jacintinho protestarem porque estão há 3 meses sem água. Precisamos encontrar soluções para esse problema de saúde pública”, explica Maia.
Entre os projetos apresentados, está o da BRK Ambiental. A empresa tem concessão para gerir o saneamento e distribuição de água de 15 municípios que fazem parte da região metropolitana do Recife. A parceria possibilitou o investimento de mais de 5 bilhões na recuperação, modernização e criação de estações de tratamentos. São mais de três milhões de pessoas beneficiadas.
Em Alagoas, Maia é o autor do Projeto de Lei que atualiza a Região Metropolitana de Maceió. Através dele, 14 municípios poderão ter uma gestão integrada dos serviços de saneamento, transporte, coleta de lixo, entre outros.
Na ocasião, o governador Renan Filho (MDB) assinou o ato formal de consulta pública para concessão de saneamento da Região Metropolitana.
O secretário de Infraestrutura, Maurício Quintella, também apresentou o plano para investir R$ 2,6 bilhões em 6 anos e atingir a universalização do acesso à água.
“Temos feitos estudos e conhecendo cada vez mais casos para levar o merecido acesso a água e esgoto a toda Alagoas. Fico muito feliz em participar desse novo momento do Estado”, conclui Maia.
Veja também
Últimas notícias
Estudantes da rede estadual participam de maratona de inovação para mulheres
Saúde anuncia R$ 9,8 bi para adaptar SUS a mudanças climáticas
Marechal Deodoro receberá 950 unidades habitacionais pelo Programa Minha Casa, Minha Vida
Alcolumbre: É ofensivo insinuar que cargos resolvem aprovação de Messias
Motorista sofre AVC enquanto dirige e é salvo por policiais militares na BR-104
Papagaios Chauás serão transferidos para reserva ambiental do Rio Niquim
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
