Flipontal: literatura e cultura no Pontal da Barra
Festa literária está sendo realizada em parceria com Prefeitura de Maceió
Os grupos fandango e as baianas do Pontal da Barra, além do cantor lírico Agnus Beker e Gil Neves e Banda deram o tom para a cerimônia de abertura da terceira edição da Festa Literária do Pontal da Barra (Flipontal), na noite dessa terça-feira (12), na Praça São Sebastião.
A festa literária está sendo realizada a partir da parceria entre a Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), e a Associação Cultural Alagoa do Sul. Segundo o presidente da Fmac, Vinícius Palmeira, as festas literárias são estímulos para a formação cultural, principalmente na infância, e levar estas festas aos bairros é uma estratégia para ficar mais perto das escolas, inserindo a literatura no dia a dia da comunidade em geral.
“Esta é a terceira Flipontal e é um evento que sempre agrega comunidade e escola. Por isso, consideramos a realização das festas literárias uma missão nobre e importante, que temos a alegria de cumprir e trazer tudo isso para perto da população com a maior diversidade possível. Outras programações se agregam e o mundo do livro e da leitura se ampliam para os participantes”, pontuou.
Como tradição nas festas literárias em Maceió, a 3ª Flipontal está homenageando duas grandes personalidades: o escritor baiano Jorge Amado, grande representante da ficção regionalista marcada na segunda fase do Modernismo, e o alagoano Jorge Calheiros, considerado um dos maiores cordelistas do Brasil.
Para Maridalva Campos, secretária-adjunta de Educação do Maceió, educação e cultura é a combinação perfeita. “Estamos trazendo cultura e educação para esta comunidade. São políticas sociais necessárias para a sociedade e a Flipontal traz várias atividades na programação, oportunizando os nossos alunos e a comunidade escolar a experimentarem o que é nosso”, comentou.
Pela primeira vez em Alagoas, uma Festa Literária homenageia um cordelista e recebe o Giro de Folguedos como parte da programação. Para o presidente da Associação Cultural Alagoa do Sul e curador do evento, Carlito Lima, a Flipontal é uma forma de levar literatura e a obra de escritores como Jorge Amado e o cordelista Jorge Calheiros para mais perto da comunidade.
“A proposta é levar para os bairros periféricos estes instrumentos de transformação social, que são a literatura e a cultura. Já fizemos em outros bairros como no Jacintinho, Graciliano Ramos e Fernão Velho, e aqui já estamos na terceira edição. No Brasil, já são mais de 700 festas literárias espalhadas pelo país e Maceió está seguindo esta tendência”, destacou.
Adriana Gomes é moradora do bairro desde criança e presidente da Associação das Artesãs do Pontal. Ela considera o evento importante para o reconhecimento da comunidade. “É através desta Festa Literária que muita gente vai conhecer a nossa cultura, que as crianças vão ter a oportunidade de ter mais acesso à leitura e vão conhecer outros escritores. Com a Flipontal, acredito que mais pessoas vão poder conhecer o nosso artesanato e nós que moramos aqui só temos que agradecer aos parceiros que abraçaram o evento”, disse.
Nesta terceira edição, a Flipontal segue até a próxima quinta-feira (14), com programação diária, sempre a partir das 9h. O evento levará ao público mesas de debates, palestras, oficinas, exposições, feira de livros, desfile de moda, sarau literário, exibição de documentário e apresentações culturais.
Confira a programação completa aqui.
Últimas notícias
Em ações conjuntas, Polícia Militar apreende 40 armas de fogo e 60kg de drogas durante a semana em Alagoas
Homem fica ferido após se envolver em acidente de trânsito em Arapiraca
Jovem fica ferido após cair de moto no Bosque das Arapiracas
Kel Ferreti apela ao Judiciário para não voltar a ser preso
Rio reconhece validade civil de casamentos na Umbanda e no Candomblé
Pam Salgadinho disponibiliza prótese mamária externa para mulheres mastectomizadas
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
