Câmara Criminal do TJAL realiza primeira sessão itinerante
Cerca de 250 alunos assistem, no auditório e em sala ao lado com transmissão ao vivo, ao julgamento de 12 recursos criminais

A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) deu início, na noite desta quarta-feira (13), ao projeto “Aproximando a Justiça Criminal da Sociedade” com a realização de uma sessão itinerante no Centro Universitário Cesmac. Cerca de 250 alunos do curso de Direito assistem, no auditório e em sala ao lado com transmissão ao vivo, ao julgamento de 12 recursos criminais.
De acordo com o desembargador Washington Luiz Damasceno Freitas, presidente do órgão julgador, o objetivo é expandir o trabalho do programa “Interagindo com a Comunidade Acadêmica”, da 1ª Câmara Cível do TJAL, que realiza sessões de julgamentos nas faculdades que tem o curso de Direito em todo o estado.
“Em comum acordo com os integrantes da Câmara, nós colocamos em prática a partir de agora o projeto aproximando a Justiça criminal da sociedade. Nós faremos sessões não só nas faculdades de todo o estado como nas cidades polos de Alagoas, julgando processos das comunidades, das proximidades, de forma que os estudantes, as pessoas, a sociedade em geral, poderá apreciar, ver de perto como um julgamento acontece, como é que o TJAL se posiciona”, explicou o desembargador.
Os desembargadores José Carlos Malta Marques e João Luiz Azevedo Lessa também participaram da sessão de julgamentos didática. Antes do julgamento ser iniciado, o doutorando em Educação, mestre em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e servidor do Poder Judiciário, Nigel Malta, explicou os aspectos regimentais de julgamento criminal.
O advogado Maurício Breda Neto, que fez sustentação oral em um recurso a fim de reformar uma sentença de pronúncia, falou sobre sua satisfação em participar do programa contribuindo com a experiência prática de futuros juristas.
“Na verdade, acredito que o Poder Judiciário deve a cada dia buscar a aproximação com a sociedade como um todo e especialmente em se tratando dos nossos alunos, mesmo porque de nada adianta terminar um curso universitário, especialmente o de Direito, sem que nós saibamos o que é efetivamente aplicar a lei. Então, nada melhor do que ter a nossa Corte Estadual, representada aqui pela Câmara Criminal, perto de todos os alunos e professores da casa”, falou.
Estudante do 10º período, Leonardo Afrade Menezes, explicou que ainda não tinha assistido a um julgamento de segundo grau e poder participar da atividade no centro universitário é uma oportunidade para os alunos de todos os períodos de aumentar seus campos de visão quanto a profissão que pretendem seguir.
“Muito estimulante e enriquecedor em forma de conhecimento, porque quando vem um julgamento para cá, os magistrados têm o cuidado de ficar explicando para os alunos passo a passo, como acontece, dá uma parada, fala um pouco o que é. Isso traz um entendimento muito legal para os alunos aqui”, elogiou.
Presente na ação, o reitor do Cesmac, professor João Sampaio, avaliou a importância da aula prática para os alunos da instituição. “Nós recebemos os desembargadores que compõem a Câmara Criminal no novo projeto que foi inaugurado aqui hoje para os estudantes, aproximando a justiça criminal da sociedade. Isso é uma maravilha porque o Tribunal vem de encontro ao estudante de Direito. É uma contribuição fabulosa que o TJAL está oferecendo à sociedade alagoana através dos seus desembargadores”, falou.
Veja também
Últimas notícias

SMTT intensifica fiscalização no canteiro central da Rua Engenheiro Camilo Collier, em Arapiraca

Inscrições abertas oficina de construção de foguetes em Arapiraca

Após ser absolvido, Daniel Alves recupera passaportes e já pode voltar ao Brasil

Mulher que matou filhos com ‘chumbinho’ tentou intoxicar marido

Governo de Alagoas marca presença no Infra Nordeste GRI 2025 com debate sobre saneamento

Turista dos EUA é preso por tentar se aproximar de tribo isolada em ilha
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
