Marx aciona Ministério e Agência em busca de transparência sobre fim da mineração em Maceió
Para o deputado federal Marx Beltrão, o comunicado da empresa é importante, mas ainda falta transparência
A Braskem informou que vai fechar os postos de mineração de sal em Maceió. A decisão, anunciada de surpresa pela empresa, acabou por corroborar a tese de que a atividade mineradora é a responsável pelo afundamento do solo dos bairros do Pinheiro, do Bebedouro e do Mutange. A companhia ainda anunciou a criação de uma área de resguardo em torno de 15 poços com a realocação de pessoas e desocupação de imóveis, além do monitoramento contínuo das áreas vizinhas.
Para o deputado federal Marx Beltrão, relator da Comissão Externa da Câmara que investiga o problema, o comunicado da empresa é importante, mas ainda falta transparência nas ações a serem adotadas pela Braskem. Por isso, nesta sexta-feira (15) o parlamentar disse que vai solicitar oficialmente à Agência Nacional de Mineração (ANM) e também ao Ministério de Minas e Energia (MME), mediante protocolo de Requerimento de Informações, mais dados sobre o fechamento dos poços da empresa.
“Ainda há muitas questões em aberto e que precisam de respostas. Como ficam as demais áreas dos bairros do Mutange, do Bebedouro e do Pinheiro? Ainda serão habitáveis? E a indenização dos moradores? Como fica o prejuízo de milhares de famílias? Como será feita a esta remoção? E porque somente cerca de 400 imóveis? Quais estudos finais feitos na Alemanha? Quais providências a Agência e o Ministério tomarão? Precisamos deixar claras todas estas informações” afirmou Marx Beltrão.
No comunicado oficial, a Braskem informa ainda que “irá disponibilizar os recursos necessários e todo o planejamento para a execução destas ações será feito em conjunto com a Defesa Civil e demais autoridades. Todas as medidas e ações são baseadas nos estudos que o Instituto de Geomecânica de Leipzig (IFG), da Alemanha, referência internacional em geomecânica de poços de sal, vem fazendo a partir dos dados dos sonares executados nos poços de extração de sal”.
Veja também
Últimas notícias
Homem é assassinado dentro de casa no município de Novo Lino
Jovem é baleado enquanto estava trabalhando no Santos Dumont, em Maceió
[Vídeo] Suspeitos de armazenar e divulgar pornografia envolvendo menores são presos em Alagoas
Trio é preso com drogas e mandados em aberto durante ação da Polícia Militar em Arapiraca
Jovem é assassinado ao chegar à casa da sogra no Tabuleiro, em Maceió
Criança de 3 anos morre após colisão entre moto e ônibus escolar no Sertão de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
