Marx aciona Ministério e Agência em busca de transparência sobre fim da mineração em Maceió
Para o deputado federal Marx Beltrão, o comunicado da empresa é importante, mas ainda falta transparência

A Braskem informou que vai fechar os postos de mineração de sal em Maceió. A decisão, anunciada de surpresa pela empresa, acabou por corroborar a tese de que a atividade mineradora é a responsável pelo afundamento do solo dos bairros do Pinheiro, do Bebedouro e do Mutange. A companhia ainda anunciou a criação de uma área de resguardo em torno de 15 poços com a realocação de pessoas e desocupação de imóveis, além do monitoramento contínuo das áreas vizinhas.
Para o deputado federal Marx Beltrão, relator da Comissão Externa da Câmara que investiga o problema, o comunicado da empresa é importante, mas ainda falta transparência nas ações a serem adotadas pela Braskem. Por isso, nesta sexta-feira (15) o parlamentar disse que vai solicitar oficialmente à Agência Nacional de Mineração (ANM) e também ao Ministério de Minas e Energia (MME), mediante protocolo de Requerimento de Informações, mais dados sobre o fechamento dos poços da empresa.
“Ainda há muitas questões em aberto e que precisam de respostas. Como ficam as demais áreas dos bairros do Mutange, do Bebedouro e do Pinheiro? Ainda serão habitáveis? E a indenização dos moradores? Como fica o prejuízo de milhares de famílias? Como será feita a esta remoção? E porque somente cerca de 400 imóveis? Quais estudos finais feitos na Alemanha? Quais providências a Agência e o Ministério tomarão? Precisamos deixar claras todas estas informações” afirmou Marx Beltrão.
No comunicado oficial, a Braskem informa ainda que “irá disponibilizar os recursos necessários e todo o planejamento para a execução destas ações será feito em conjunto com a Defesa Civil e demais autoridades. Todas as medidas e ações são baseadas nos estudos que o Instituto de Geomecânica de Leipzig (IFG), da Alemanha, referência internacional em geomecânica de poços de sal, vem fazendo a partir dos dados dos sonares executados nos poços de extração de sal”.
Veja também
Últimas notícias

Senado instala Subcomissão de Prevenção e Tratamento do Câncer sob presidência da senadora Dra. Eudócia

Prefeita Ceci faz apelo contra comentários que culpam vítimas de violência: “Isso não é opinião. Isso é violência também”

FPI Alagoas participa da primeira reunião interiorizada da Coetrae em Arapiraca

Homem é preso em flagrante por tentativa de estupro em Messias

AVC Dá Sinais: programa alagoano ganha reconhecimento nacional e internacional

Influenciador Hytalo Santos e marido chegam à Paraíba para cumprimento de pena no Presídio do Róger
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
