Marx aciona Ministério e Agência em busca de transparência sobre fim da mineração em Maceió
Para o deputado federal Marx Beltrão, o comunicado da empresa é importante, mas ainda falta transparência
A Braskem informou que vai fechar os postos de mineração de sal em Maceió. A decisão, anunciada de surpresa pela empresa, acabou por corroborar a tese de que a atividade mineradora é a responsável pelo afundamento do solo dos bairros do Pinheiro, do Bebedouro e do Mutange. A companhia ainda anunciou a criação de uma área de resguardo em torno de 15 poços com a realocação de pessoas e desocupação de imóveis, além do monitoramento contínuo das áreas vizinhas.
Para o deputado federal Marx Beltrão, relator da Comissão Externa da Câmara que investiga o problema, o comunicado da empresa é importante, mas ainda falta transparência nas ações a serem adotadas pela Braskem. Por isso, nesta sexta-feira (15) o parlamentar disse que vai solicitar oficialmente à Agência Nacional de Mineração (ANM) e também ao Ministério de Minas e Energia (MME), mediante protocolo de Requerimento de Informações, mais dados sobre o fechamento dos poços da empresa.
“Ainda há muitas questões em aberto e que precisam de respostas. Como ficam as demais áreas dos bairros do Mutange, do Bebedouro e do Pinheiro? Ainda serão habitáveis? E a indenização dos moradores? Como fica o prejuízo de milhares de famílias? Como será feita a esta remoção? E porque somente cerca de 400 imóveis? Quais estudos finais feitos na Alemanha? Quais providências a Agência e o Ministério tomarão? Precisamos deixar claras todas estas informações” afirmou Marx Beltrão.
No comunicado oficial, a Braskem informa ainda que “irá disponibilizar os recursos necessários e todo o planejamento para a execução destas ações será feito em conjunto com a Defesa Civil e demais autoridades. Todas as medidas e ações são baseadas nos estudos que o Instituto de Geomecânica de Leipzig (IFG), da Alemanha, referência internacional em geomecânica de poços de sal, vem fazendo a partir dos dados dos sonares executados nos poços de extração de sal”.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
