Militares promovem ato contra despromoções da categoria
Manifestação acontece na terça (03), a partir das 10h, na Praça Deodoro
Os praças da Polícia Militar articulam uma manifestação para acontecer nesta terça-feira (03), contra a decisão do presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) Tutmés Airan em manter a despromoção da categoria. O ato está marcado para iniciar às 10h, na Praça Deodoro, em frente a sede do TJ/AL, Centro de Maceió.
A manifestação está sendo organizada pela Associação dos Praças (Aspra) que, no local, irá cobrar uma audiência com a presidência do TJAL, para solicitar que o agravo seja revisto em apreciação do pleno e, caso mantido, que seja possível reverter o cenário, buscando recurso no Superior Tribunal de Justiça (STJ).
De acordo com o presidente da Aspra, sargento Wagner Simas, a promoção fez com que muitos colegas de farda obtivessem financiamentos de imóveis e de veículos que, com a despromoção e a consequente redução dos salários não estão conseguindo pagar as parcelas. Isso estaria agravando quadros de depressão em alguns militares.
"Diante de tudo isso, tudo o que o presidente do TJ diz para a gente é: 'lamento'. Não era essa a resposta que esperávamos dele", afirmou, em entrevista a uma emissora de rádio, se referindo ao desembargador Tutmés Airan.
Para o presidente da Aspra, o Tribunal de Justiça que no passado deu ganho de causa possibilitando a promoção de vários militares, mudou de opinião sobre o assunto e chegou a tirar as prerrogativas do Juizado Militar, que julgava esse tipo de ação.
"Não tem como entender como o Tribunal tira a prerrogativa de um juizado que ele próprio concedeu três anos atrás. Quem está sendo incompetente neste jogo não sou eu, praça, que busquei o meu direito na esfera judicial, uma vez que a administrativa não estava cumprindo o fluxo regular da carreira", argumentou, dizendo ainda que mesmo depois da decisão monocrática do desembargador Tutmés Airan pela despromoção dos militares, o TJ concedeu promoção de um sargento para primeiro tenente.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
