Maceió tem quase 500 imóveis abandonados; Centro é o bairro campeão
Na Jatiúca, a Sedet notificou 103 prédios e casas desocupados

Acumulo de lixo, criadouro para animais peçonhentos e do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Esses são alguns dos transtornos causados pelos quase 500 imóveis que se encontram abandonados em Maceió.
De janeiro até novembro deste ano, foram 491 imóveis notificados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sms) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes).
Os prédios e casarões também servem de abrigo para usuários de drogas. Segundo a diretora de fiscalização, Rosângela Azevedo, o abandono de imóveis acarreta diversos transtornos para os maceioenses.
“Além dos problemas de saúde, existem os problemas urbanísticos: a questão da degradação da paisagem, da segurança e limpeza. A falta de manutenção pode causar riscos aos imóveis vizinhos e pessoas que transitam pelo local. São várias patologias que podem prejudicar a população como um todo”, explicou Rosângela.
O bairro do Centro de Maceió é que o mais possui imóveis abonados na capital. Lá, foram 132 locais notificados. De acordo com a Sedet, o bairro da Jatiúca é o segundo em número de imóveis notificados, foram 103 na região.
Esse número ainda pode aumentar porque as fiscalizações ocorrem diariamente, mas também pode diminuir caso a orientação da Sedet seja atendida pelo proprietário do imóvel.
Judicialização
Segundo Rosângela Azevedo, considerando outros anos, cerca de 458 casos foram encaminhados até Procuradoria Geral do Município para judicialização. Esse número é relacionado aos casos que administrativamente perderam o prazo de resolução.
“Cento e dezoito proprietários notificados resolveram a demanda, ou seja, fizeram as manutenções, cortaram o mato, atenderam o requerimento da Prefeitura de Maceió”, informou.
Veja também
Últimas notícias

STF retoma julgamento de prisão de Collor com votação em plenário virtual

Meia Maratona e 39ª Corrida Tiradentes reúne cerca de 2.500 atletas em Maceió

Homem joga carro contra dezenas de pessoas no Canadá; 11 morreram

Flamengo sobra e goleia o Corinthians no estádio do Maracanã

Homem morre em acidente envolvendo motocicleta e caminhonete em Arapiraca

Defesa de João Neto critica exposição midiática do caso: ‘espetaculoso e sensacionalista’
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
