Trânsito

Maceió tem até 2020 para reduzir 50% das mortes em acidentes de trânsito

SMTT acredita que capital vai atingir a meta da ONU

Por 7Segundos, com Folha de S. Paulo 09/12/2019 15h03
Maceió tem até 2020 para reduzir 50% das mortes em acidentes de trânsito
Acidente fatal registrado na Região Metropolitana de Maceió, em Marechal Deodoro - Foto: Cortesia

As capitais brasileiras e o país têm até o próximo ano para cumprirem a meta da ONU (Organização das Nações Unidas) para reduzir 50% das mortes no trânsito entre 2011 e 2020.

Um levantamento da Folha de S. Paulo, publicado nesse domingo (8), mostrou que seis capitais (Rio Branco, Salvador, Belo Horizonte, Aracaju, Curitiba e Porto Alegre) se adiantaram e atingiram o objetivo em 2018.

O Distrito Federal, Recife, Fortaleza, São Paulo, Belém e Campo Alegre estão entre as capitais que se descartaram com boa redução.

Apesar de não figurar em nenhuma das listas, Maceió ganhou destaque por alcançar 41,9% de redução em 2018, de acordo com a Superintendência de Transporte e Trânsito (SMTT) da capital.

Ao 7Segundos, a diretora de Educação no Trânsito da SMTT, Juliana Normande, disse acreditar que a capital alagoana vai alcançar a meta da ONU no próximo ano.

“Tem a expectativa e tem o planejamento para se alcançar a meta. Estamos trabalhando educação no trânsito com as empresas que mais perdem trabalhadores desta forma, com pedestres, com universitários. Isso reflete diretamente nos números”, explicou Normande.

De acordo com o levantamento da Folha, a taxa de mortalidade no trânsito para cada 100 mil habitantes era de 23,28 em 2014 e de 12,53 em 2018.  

Os dados também mostraram que as capitais Palmas e Florianópolis forma as que mais mataram no trânsito.