Hemoal volta a registrar baixo estoque de sangue às vésperas do Natal e do Réveillon
Nesta segunda (9), hemocentro dispõe de cento e uma bolsas, quando deveria contar com, no mínimo, trezentas
Às vésperas dos feriados de Natal e Réveillon – quando a demanda de transfusões duplica – o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) dispõe de apenas cento e uma bolsas de sangue, quando deveria contar com, no mínimo, trezentas. Os números mostram que o órgão, responsável pelo abastecimento de hemocomponentes aos hospitais públicos alagoanos, conta com 33,6% do percentual necessário.
A situação é classificada como “preocupante” pelo Núcleo de Captação de Doadores de Sangue, uma vez que, historicamente, durante o mês de dezembro, em razão das férias e das confraternizações, o número de doações sofre drástica redução. Com isso, faltando apenas 15 dias para o feriado de Natal, o quantitativo estocado de bolsas de sangue está abaixo de 50% do percentual que seria necessário para atender a demanda de um mês convencional, quando não são registradas datas festivas.
Uma realidade que preocupa a Gerência da Hemorrede Pública de Alagoas, porque durante os feriadões, o consumo tende a se intensificar. Para se ter noção da gravidade, o Hemoal só dispõe de uma bolsa de sangue do tipo O Negativo, que é doador universal. O AB Negativo está zerado, o B Negativo só possui três unidades e o A Negativo apenas quatro. A única tipagem com quantitativo satisfatório é o A Positivo, que dispõe de 72. Já o AB Positivo possui uma bolsa, o B Positivo duas e o A Positivo 18.
Coleta Externa – Para aumentar o estoque, o Núcleo de Captação de Doadores de Sangue do Hemoal irá realizar coletas externas esta semana. Na quarta-feira (11), das 8h às 16h, a equipe multidisciplinar vai estar no Conjunto Jarbas Oiticica, em Rio Largo.
“As coletas externas visam facilitar o acesso dos voluntários à prática da doação de sangue. Mas o gesto solidário pode ser praticado em um dos postos fixos, seja na capital ou no interior”, ressalta a assistente social do Hemoal, Maria das Graças Padilha.
Onde doar – Além das coletas itinerantes, é possível se candidatar à doação de sangue ao se dirigir a dois endereços em Maceió. No Hemoal Trapiche, localizado ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e, aos sábados, das 8h às 17h.
As doações também podem ocorrer no Hemoal Farol, que funciona no Hospital Veredas, e atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h. Já no interior do Estado, o gesto solidário pode ser praticado no Hemoal Arapiraca, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, e está situado no mesmo prédio do Laboratório Municipal, na Rua Geraldo Barbosa, no bairro Centro.
Quem pode doar – Os voluntários interessados em se candidatarem à doação voluntária de sangue devem ter peso igual ou superior a 50 quilos e idade entre 16 e 69 anos. Também é necessário portar um documento de identificação com foto, segundo portaria do Ministério da Saúde. Para os menores de 18 anos é imprescindível estar acompanhado dos pais e portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis.
O impedimento para se candidatar à doação voluntária de sangue, ainda de acordo com o Ministério da Saúde (MS), atinge àqueles que tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas. Quanto às gestantes e lactantes, é proibida a doação e, para repetir o ato solidário, os homens devem respeitar um prazo de dois meses e as mulheres ficam impedidas durante três meses.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
