Descanso Digno da Enfermagem será Lei em Alagoas
O veto do governador ao Projeto de Lei foi derrubado nesta terça-feira (10)
Com 20 votos contra 1, os deputados e deputadas alagoanos derrubaram o veto do governador ao Projeto de Lei Nº90 do Descanso Digno da Enfermagem, na tarde desta terça-feira, dia 10. Agora, o Governador tem 48hrs do recebimento pra promulgar o projeto. Caso não o faça, cabe ao presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas fazer a promulgação para efetivar como Lei.
Segundo o presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas, Renné Costa, essa é uma vitória da enfermagem. “Nós, da gestão Um Novo Tempo, lutamos para que essa pauta fosse discutida na Assembleia Legislativa de Alagoas. Quero agradecer ao deputado Davi Maia, que foi o autor desse projeto e lutou pela derrubada do veto. Agradeço também a todos os deputados e deputadas que entenderam e apoiaram a maior mão de obra da saúde brasileira”, afirmou.
O projeto de Lei determina que todos hospitais da rede pública terão que ter um local apropriado para descanso dos profissionais da enfermagem que enfrentam longas jornadas de trabalho e plantões. A área de convivência e repouso deve atender às seguintes especificações: ser destinado especificamente para convivência e o descanso dos trabalhadores; ser ampla e arejada, equipada com conforto térmico e acústico; possuir instalações sanitárias; ser provido de mobiliário adequado; e ser compatível com o número de profissionais em serviço.
Retrospectiva
Em outubro deste ano, os 26 deputados que estavam presentes na Assembleia Legislativa reforçaram a importância do profissional de enfermagem para a manutenção da saúde pública. Todos eles votaram a favor da PL 90 do descanso digno da categoria, que garante uma sala de repouso em cada instituição de saúde.
Foi após articulação do Coren-AL, que o Projeto de Lei foi protocolado em maio deste ano, quando aconteceu a primeira audiência pública na ALE para tratar dos desafios da enfermagem alagoana. A discussão ocorreu durante a Semana de Enfermagem, organizada pelo Conselho.
Em novembro, o governador de Alagoas, Renan Filho, vetou o projeto alegando inconstitucionalidade.
Veja também
Últimas notícias
Alfredo Gaspar garante R$ 816,4 mil em investimentos para a região Norte de Alagoas
Com mais de 1.400 romeiros, São Sebastião realiza grande romaria em Juazeiro do Norte
Idoso atropelado em Maragogi aguarda cirurgia após material hospitalar acabar, diz família
Mulher é presa após agredir policial e causar confusão em via pública no Benedito Bentes
Mendes manda PF apurar suposta espionagem contra secretário do Recife
Prova da CNH: baliza deixa de ser obrigatória em 10 estados brasileiros, e serão 11 em fevereiro
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
