Geral

Quase cinco mil pescadores vão receber o auxílio emergencial em AL

Profissionais dos nove estados do Nordeste serão beneficiados

Por 7Segundos, com Terra 16/12/2019 10h10
Quase cinco mil pescadores vão receber o auxílio emergencial em AL
Beneficiados atuam em municípios dos nove estados do Nordeste, do Rio de Janeiro e do Espírito Santo - Foto: Assessoria

Mais de 65 mil pescadores profissionais artesanais de áreas afetadas pela mancha de óleo no litoral brasileiro vão começar a receber o auxílio emergencial nesta segunda-feira (16).

Em Alagoas, onde dezesseis municípios foram atingidos, serão 4.949 beneficiados. O Ministério da Agricultura divulgou a relação por número de RGP dos beneficiários, confira a lista por Alagoas.

O auxílio será pago aos pescadores inscritos no Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP), em situação ativa nas categorias peixes, crustáceos, moluscos e outros, que atuam em área estuarina ou marinha.

Esse benefício não interfere no recebimento do seguro defeso pelos pescadores conforme legislação específica. O auxílio emergencial corresponde ao valor total de R$ 1.996, que será dividido e pago em duas parcelas de R$ 998.

O pagamento segue o calendário de escalonamento dos benefícios sociais, que define o dia do saque conforme o final do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário e será feito pela Caixa Ecônomica Federal entre os dias 16 e 23 de dezembro.

Os 65.983 pescadores beneficiados atuam em municípios dos nove estados do Nordeste, do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.