Quase cinco mil pescadores vão receber o auxílio emergencial em AL
Profissionais dos nove estados do Nordeste serão beneficiados
Mais de 65 mil pescadores profissionais artesanais de áreas afetadas pela mancha de óleo no litoral brasileiro vão começar a receber o auxílio emergencial nesta segunda-feira (16).
Em Alagoas, onde dezesseis municípios foram atingidos, serão 4.949 beneficiados. O Ministério da Agricultura divulgou a relação por número de RGP dos beneficiários, confira a lista por Alagoas.
O auxílio será pago aos pescadores inscritos no Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP), em situação ativa nas categorias peixes, crustáceos, moluscos e outros, que atuam em área estuarina ou marinha.
Esse benefício não interfere no recebimento do seguro defeso pelos pescadores conforme legislação específica. O auxílio emergencial corresponde ao valor total de R$ 1.996, que será dividido e pago em duas parcelas de R$ 998.
O pagamento segue o calendário de escalonamento dos benefícios sociais, que define o dia do saque conforme o final do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário e será feito pela Caixa Ecônomica Federal entre os dias 16 e 23 de dezembro.
Os 65.983 pescadores beneficiados atuam em municípios dos nove estados do Nordeste, do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.