'Vida Invisível' fica fora do Oscar, mas 'Democracia em Vertigem' entra
'Democracia em Vertigem' mostra a mudança do cenário político brasileiro onde mostra articulações para tirar Dilma Rousseff do poder
Não é desta vez que o Brasil vai abocanhar um Oscar de melhor filme internacional. "A Vida Invisível", de Karim Aïnouz, ficou de fora da pré-seleção da categoria, divulgada pela Academia de Artes e Ciências de Hollywood nesta segunda (16).
Em compensação, "Democracia em Vertigem", de Petra Costa, garantiu um lugar na pré-lista da categoria documentário. Com produção da Netflix, ele revê os últimos anos da política brasileira, do governo Lula ao impeachment de Dilma Rousseff, sob uma ótica pessoal.
Concorrerá com "Advocate", "American Factory", "The Apollo", "Apollo 11", "Aquarela", "The Biggest Little Farm", "The Cave", "The Edge of Democracy", "For Sama", "The Great Hack", "Honeyland", "Knock Down the House", "Maiden", "Midnight Family" e "One Child Nation". "Honey.
Já os dez pré-indicados de Melhor Filme Internacional incluem algumas surpresas. São elas "The Painted Bird", da República Tcheca, "Truth and Justice", da Estônia, "Aqueles que Ficaram", da Hungria", "Corpus Christi", da Polônia e "Beanpole", da Rússia.
As exceções são o francês "Os Miséraveis", de Ladjy Jy, o espanhol "Dor e Glória", de Pedro Almodóvar, o senegalês "Atlantics", "Honeyland", da Macedônia do Norte, e o sul-coreano "Parasita", de Bong Joon-Ho.
Destes, o último, ganhador da Palma de Ouro no último Festival de Cannes, é um dos concorrentes mais fortes não só nesta categoria, como naquela de melhor filme. Uma dobradinha que "Roma", de Alfonso Cuáron, tentou realizar no ano passado sem sucesso, perdendo a estatueta principal para "Green Book".
Eles foram escolhidos entre 93 títulos inscritos por seus respectivos países de produção –um recorde na categoria, que até o ano passado era chamada de melhor filme em língua estrangeira.
Nas duas categorias, apenas metade destes títulos concorrerão ao Oscar. A lista completa de indicados em todas as categorias será anunciada no próximo dia 13 de janeiro. Já a cerimônia de premiação em si está marcada para 9 de fevereiro.
Com a ausência de "A Vida Invisível" do páreo de filme internacional, contudo, o Brasil completa duas décadas sem indicações a melhor filme internacional. A última nomeação foi em 1999, com "Central do Brasil", de Walter Salles.
Veja também
Últimas notícias
Mais de 5 mil pessoas fazem festa para receber Renan Filho em Olho d’Água das Flores
Homem é baleado durante tentativa de homicídio em Colônia Leopoldina
Suspeito de homicídio é preso com arma usada no crime em Colônia Leopoldina
Rodrigo Teaser relata veto a música de Michael Jackson durante gravação no SBT
Rafael Brito conquista avanço histórico: Senado aprova projeto que fortalece a formação de futuros professores
Trump diz que carne importada dos EUA virá sobretudo de Brasil e Argentina
Vídeos e noticias mais lidas
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
