Lei obriga instalação de caixas de gordura nas edificações de Maceió
Texto foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM), desta quinta (19)

O prefeito Rui Palmeira (PSDB) sancionou o projeto de lei nº. 7.373/2019, que dispõe as diretrizes técnicas para a instalação, manutenção e limpeza periódica de caixas de gordura nas edificações de Maceió. A lei foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM), desta quinta-feira (19).
Segundo o texto, a medida se faz necessária para evitar o lançamento de resíduo de óleo e gordura - de origem vegetal ou animal e de uso culinário - em rede de coleta de esgoto e de drenagem pluvial, visando coibir a poluição ambiental dos solos e das águas e seu entupimento.
Além disso, a medida visa "incentivar a prática de reciclagem de óleos e gorduras de origem vegetal ou animal e de uso culinário, doméstico, comercial ou industrial, mediante suporte técnico a cooperativas, associações e empresas que atuem na área de reciclagem".
As obrigações previstas na lei são aplicáveis a todas as edificações, em especial: I – as de uso não residencial, públicas e privadas, nas quais se realizem atividades que incluam o preparo de alimentos, tais como: a) bares, restaurantes, lanchonetes, cozinhas industriais, cantinas e buffets; b) padarias e confeitarias; c) hotéis, motéis e similares; d) escolas, creches, abrigos, asilos e albergues; e) casas de espetáculos, boates e danceterias; f) hospitais, unidades de saúde com leitos, casas de repouso; g) quartéis; h) presídios; i) clubes esportivos e recreativos; j) indústrias alimentícias; k) avícolas; l) açougues; m) outras edificações nas quais se realize o preparo ou processamento de alimentos e; II – de uso residencial multifamiliar.
O descumprimento da lei sujeitará os infratores a: I – multas, cujo valor será graduado em função da gravidade e do risco potencial da infração; II – embargo do funcionamento da atividade. As multas não pagas no prazo legal serão inscritas na dívida ativa para cobrança judicial, sendo vedada a expedição de Certidão Negativa de Débitos Municipais ao contribuinte apenado enquanto não pagas.
Veja também
Últimas notícias

Homem tenta se esconder dentro de igreja evangélica é executado a tiros em Maceió

Caso Kel Ferreti ganha repercussão nacional após denúncia no Fantástico expor esquema de rifas ilegais

Bombeiros retomam buscas por criança de seis desaparecida no mar no município de Piaçabuçu

Rapper Hungria recebe alta de hospital em Brasília
Filmaê: jovens transformam comunicação pública em cidadania

Ministra Esther Dweck afirma que não haverá CNU em 2026
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
