Lei obriga instalação de caixas de gordura nas edificações de Maceió
Texto foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM), desta quinta (19)

O prefeito Rui Palmeira (PSDB) sancionou o projeto de lei nº. 7.373/2019, que dispõe as diretrizes técnicas para a instalação, manutenção e limpeza periódica de caixas de gordura nas edificações de Maceió. A lei foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM), desta quinta-feira (19).
Segundo o texto, a medida se faz necessária para evitar o lançamento de resíduo de óleo e gordura - de origem vegetal ou animal e de uso culinário - em rede de coleta de esgoto e de drenagem pluvial, visando coibir a poluição ambiental dos solos e das águas e seu entupimento.
Além disso, a medida visa "incentivar a prática de reciclagem de óleos e gorduras de origem vegetal ou animal e de uso culinário, doméstico, comercial ou industrial, mediante suporte técnico a cooperativas, associações e empresas que atuem na área de reciclagem".
As obrigações previstas na lei são aplicáveis a todas as edificações, em especial: I – as de uso não residencial, públicas e privadas, nas quais se realizem atividades que incluam o preparo de alimentos, tais como: a) bares, restaurantes, lanchonetes, cozinhas industriais, cantinas e buffets; b) padarias e confeitarias; c) hotéis, motéis e similares; d) escolas, creches, abrigos, asilos e albergues; e) casas de espetáculos, boates e danceterias; f) hospitais, unidades de saúde com leitos, casas de repouso; g) quartéis; h) presídios; i) clubes esportivos e recreativos; j) indústrias alimentícias; k) avícolas; l) açougues; m) outras edificações nas quais se realize o preparo ou processamento de alimentos e; II – de uso residencial multifamiliar.
O descumprimento da lei sujeitará os infratores a: I – multas, cujo valor será graduado em função da gravidade e do risco potencial da infração; II – embargo do funcionamento da atividade. As multas não pagas no prazo legal serão inscritas na dívida ativa para cobrança judicial, sendo vedada a expedição de Certidão Negativa de Débitos Municipais ao contribuinte apenado enquanto não pagas.
Veja também
Últimas notícias

Caminhão Cegonha tomba e interdita BR-101 no sentido Sergipe

Banda da PM leva boa música para União dos Palmares em edição do Caravana Musical

Homem é conduzido à delegacia após ameaçar e agredir líder de acampamento em Arapiraca

Treinamento com cães da PM leva à apreensão de drogas e munições em Arapiraca

Mais de cinco mil estudantes participam da primeira fase da Olimpíada Alagoana de Matemática

Secretaria do Trabalho divulga 2.517 vagas de emprego disponíveis esta semana no Sine Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
