Lei Seca: operações aplicaram mais de 7 mil autos de infração em Alagoas
Os dados são do balanço anual da operação Lei Seca no estado
O Departamento Estadual de Trânsito ( Detran/AL), divulgou nesta segunda-feira (23), o saldo anual de autuações no trânsito conforme as fiscalizações da Operação Lei Seca, vigente desde 2012, em Alagoas.
De acordo com o balanço anual, de janeiro a novembro de 2019, foram realizadas mais de 660 ações da operação Lei Seca, em todo estado onde cerca de 42 mil veículos foram abordados e 46 mil testes de alcoolemia realizados, além disso, mais de 7 mil Autos de Infração de Trânsito (AITs), foram aplicados por diversas irregularidades.
Durante as fiscalizações do ano, 737 condutores se recusaram a fazer o teste, o que leva à autuação pelo Artigo 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e outros 169 foram presos em flagrante. 1.089 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) foram recolhidas ao Detran/AL e 1.119 condutores apresentaram situação de alcoolemia. Outros 1.306 foram flagrados conduzindo veículo sem habilitação.
Fiscalização
As ações de fiscalização alcançaram cidades do interior, e em parceria com o desenvolvimento de atividades educativas a operação teve papel decisivo para a queda no índice de flagrantes de alcoolemia e redução de acidentes e mortes no trânsito.
Em 2019, a equipe Lei Seca percorreu Centro de Formações de Condutores (CFCs), universidades, hospitais, escolas e empresas públicas e privadas da capital e do interior com o intuito de reforçar a importância de promover boas práticas no trânsito, esclarecendo dúvidas e apresentando como funciona a fiscalização em Alagoas que é referência para todo o Brasil.
“Este ano abrimos as portas da Operação Lei Seca para o ambiente educativo e de conscientização. Conseguimos avançar no número de ações e isso mostra claramente que a nossa principal finalidade é alertar a população para a mudança de comportamento. A punição é o último recurso. Primeiro nos orientamos, mostramos a importância de respeitar o que estabelece o código de trânsito brasileiro, e quem insistir em não cumprir as regras, a fiscalização está nas ruas fazendo o seu papel”, ressalta Costa.
Final de ano
Devido às festividades de fim de ano, Natal e Ano Novo, as fiscalizações serão intensificadas em todo o estado. “É uma época de muitas confraternizações e que exige uma atuação ainda maior da nossa operação. Vamos proteger a família alagoana, para que todos possam comemorar o natal e a chegada do novo ano em paz e com segurança”, afirma Emanuel Costa.
Para 2020, o objetivo é fortalecer ainda mais a operação a partir de uma atuação maior em diversas cidades do estado. “Pretendemos chegar em cidades de interior que ainda não tivemos a oportunidade de ir. Queremos reduzir os acidentes nesse interior e humanizar cada vez mais para que as pessoas tenham a percepção dos riscos do trânsito”, explica.
Costa ressalta a importância da parceria com as Superintendências Municipais de Transporte e Trânsito (SMTTs). “Vamos fazer convênio com a entrega do etilômetro e treinando os agentes das SMTTs para que eles façam ações educativas e de fiscalização naquele município. A ideia é fazer mais com menos, e, com isso, reduzir cada vez mais os acidentes e preservar mais vidas em nosso estado”, pontua.