Lei Seca: operações aplicaram mais de 7 mil autos de infração em Alagoas
Os dados são do balanço anual da operação Lei Seca no estado

O Departamento Estadual de Trânsito ( Detran/AL), divulgou nesta segunda-feira (23), o saldo anual de autuações no trânsito conforme as fiscalizações da Operação Lei Seca, vigente desde 2012, em Alagoas.
De acordo com o balanço anual, de janeiro a novembro de 2019, foram realizadas mais de 660 ações da operação Lei Seca, em todo estado onde cerca de 42 mil veículos foram abordados e 46 mil testes de alcoolemia realizados, além disso, mais de 7 mil Autos de Infração de Trânsito (AITs), foram aplicados por diversas irregularidades.
Durante as fiscalizações do ano, 737 condutores se recusaram a fazer o teste, o que leva à autuação pelo Artigo 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e outros 169 foram presos em flagrante. 1.089 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) foram recolhidas ao Detran/AL e 1.119 condutores apresentaram situação de alcoolemia. Outros 1.306 foram flagrados conduzindo veículo sem habilitação.
Fiscalização
As ações de fiscalização alcançaram cidades do interior, e em parceria com o desenvolvimento de atividades educativas a operação teve papel decisivo para a queda no índice de flagrantes de alcoolemia e redução de acidentes e mortes no trânsito.
Em 2019, a equipe Lei Seca percorreu Centro de Formações de Condutores (CFCs), universidades, hospitais, escolas e empresas públicas e privadas da capital e do interior com o intuito de reforçar a importância de promover boas práticas no trânsito, esclarecendo dúvidas e apresentando como funciona a fiscalização em Alagoas que é referência para todo o Brasil.
“Este ano abrimos as portas da Operação Lei Seca para o ambiente educativo e de conscientização. Conseguimos avançar no número de ações e isso mostra claramente que a nossa principal finalidade é alertar a população para a mudança de comportamento. A punição é o último recurso. Primeiro nos orientamos, mostramos a importância de respeitar o que estabelece o código de trânsito brasileiro, e quem insistir em não cumprir as regras, a fiscalização está nas ruas fazendo o seu papel”, ressalta Costa.
Final de ano
Devido às festividades de fim de ano, Natal e Ano Novo, as fiscalizações serão intensificadas em todo o estado. “É uma época de muitas confraternizações e que exige uma atuação ainda maior da nossa operação. Vamos proteger a família alagoana, para que todos possam comemorar o natal e a chegada do novo ano em paz e com segurança”, afirma Emanuel Costa.
Para 2020, o objetivo é fortalecer ainda mais a operação a partir de uma atuação maior em diversas cidades do estado. “Pretendemos chegar em cidades de interior que ainda não tivemos a oportunidade de ir. Queremos reduzir os acidentes nesse interior e humanizar cada vez mais para que as pessoas tenham a percepção dos riscos do trânsito”, explica.
Costa ressalta a importância da parceria com as Superintendências Municipais de Transporte e Trânsito (SMTTs). “Vamos fazer convênio com a entrega do etilômetro e treinando os agentes das SMTTs para que eles façam ações educativas e de fiscalização naquele município. A ideia é fazer mais com menos, e, com isso, reduzir cada vez mais os acidentes e preservar mais vidas em nosso estado”, pontua.
Veja também
Últimas notícias

Hospital de Emergência promove sensibilização para reforço da vigilância epidemiológica
Cenipa investiga razões de pane em avião agrícola que fez pouso forçado na cidade de Pilar

Deputados aprovam título de cidadã honorária para primeira-dama de Maceió

Vereador pede isenção de IPTU para autistas, mas não apresenta estudo com impacto econômico

Projeto de Lei na Câmara de Maceió regulamenta uso de celulares em escolas

SMTT intensifica fiscalização no canteiro central da Rua Engenheiro Camilo Collier, em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
