Colégio Tiradentes é destaque entre as escolas públicas de Alagoas na OBFEP 2019
Durante competição, Alagoas conquistou o seu melhor desempenho com 29 medalhas, das quais 7 ouros

Alagoas registrou o seu melhor desempenho na história da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) – cujo resultado está disponível no site. Ao todo, o estado conquistou 29 medalhas – sendo 7 ouros, 13 pratas e 9 bronzes. Este é o melhor resultado desde 2017, quando Alagoas teve 26 medalhas – das quais quatro 4 ouros, 17 pratas e 5 bronzes.
Das 29 medalhas conquistadas, 24 são da rede estadual de ensino, com destaque para o Colégio Tiradentes da Polícia Militar – Unidade Maceió, com 19 medalhas – 7 ouros, 10 pratas e dois bronzes. Também conquistaram medalhas de bronze as escolas estaduais Manoel de Matos, de Santana do Mundaú; Almeida Cavalcanti, de Palmeira dos Índios; Mota Trigueiros, de Maceió, e Manoel Gentil do Vale Bentes, de Satuba – esta última com duas medalhas. Completa a lista o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus Maceió, com cinco medalhas – 3 pratas e 2 bronzes.
“Ficamos muito entusiasmados com o desempenho dos estudantes da rede estadual nas olimpíadas de conhecimento e, ano a ano, superamos recordes e marcas. Alagoas vem consolidando um trabalho sério, mas, acima de tudo, consolidando políticas assertivas. Nos últimos anos, mobilizamos professores de física, programação e robótica, por meio de grupos de trabalho e formação continuada para que envolvam os estudantes na OBFEP”, destaca Ricardo Lisboa, superintendente de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
Comparativo
No quantitativo geral de medalhas, o estado aparece na quinta posição, empatado com Minas Gerais e Pernambuco – cada um com 29 medalhas. Em primeiro lugar está São Paulo, com 60 medalhas, seguido pelo Espírito Santo, com 41; Distrito Federal, com 33, e Bahia e Rio Grande do Sul, empatados com 31 medalhas cada.
Já no que concerne ao quadro de medalhas de ouro, Alagoas está em terceiro lugar, com 7 ouros, empatado com Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. O maior quantitativo de ouros veio do Distrito Federal, com 13 medalhas, seguido por São Paulo, Bahia e Minas, todos com 10 ouros. Em quarto lugar, aparece Pernambuco, com 6 ouros, e, em quinto, o Ceará, com 5 ouros.
Alagoas também teve o segundo melhor desempenho do Nordeste, superado apenas pela Bahia, que conquistou 31 medalhas – 10 ouros, 9 pratas e 12 bronzes. No número de medalhas, Alagoas empata com Pernambuco, com 29 medalhas, mas, por ter um ouro a mais, garante o segundo lugar.
“Ficamos felizes com este resultado, que supera a edição de 2017, com notável crescimento das escolas estaduais. Vemos também o crescimento das escolas do interior, com medalhas em Palmeira dos Índios, Santana do Mundaú e Satuba”, avalia o coordenador da OBFEP em Alagoas, o Professor Kleber Serra, do Instituto de Física da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
O superintendente Ricardo Lisboa revela que, para 2020, a Seduc pretende dar uma visibilidade ainda maior às experiências exitosas na OBFEP em Alagoas durante as formações com professores. “Vamos conhecer as escolas com grandes resultados e socializar com outras unidades de ensino, de forma a estreitar a perspectiva de validação de boas práticas”, destaca
Conquista
As escolas e os estudantes premiados com medalhas se mostraram surpresos e felizes com a conquista na OBFEP.
Diretor do Colégio Tiradentes Maceió, o tenente-coronel Carlos Azevedo atribui o resultado ao empenho dos professores e alunos da instituição. “Em 2017, tivemos 4 ouros, mas conquistar 7 ouros em 2019 foi uma grata surpresa. Os professores da rede pública são abnegados e este resultado é fruto deste empenho somado à vontade de aprender do estudante”, afirma Azevedo, parabenizando seus professores e alunos.
Igualmente surpresa com o resultado, a estudante Gabriela Barbosa Souza, da Escola Estadual Almeida Cavalcanti, de Palmeira dos Índios, fecha o ano de 2019 em grande estilo com três bronzes em olimpíadas de conhecimento: a Olimpíada Alagoana de Matemática (OAM), Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e, agora, a OBFEP.
“Há alguns anos, nunca imaginava ganhar medalhas em olimpíadas científicas. Hoje, vejo que, com esforço e dedicação suficiente, posso conseguir ainda mais medalhas. A OBFEP, em particular, foi um grande avanço, pois nunca tinha sido premiada em uma olimpíada de Física. Essas medalhas são resultado de dedicação e me proporcionam ótimas experiências no mundo olímpico”, conta Gabriela.
Medalhistas
Confira abaixo a lista completa dos medalhistas da OBFEP em Alagoas:
9º ano – Antônio Gabriel dos Santos Barbosa, Karla Maria Tavares Leite e Ray Canuto Lins, todos medalhistas de prata pelo Colégio Tiradentes e João Couto de Moraes, bronze também pelo Tiradentes Maceió;
1ª série Ensino Médio – Anna Cecília Santos Pereira, Letícia Alves do Nascimento e Mateus Wyllames Ferreira de Lima, todos prata com o Tiradentes Maceió e os medalhistas de bronze Ariel Gois de Freitas, da Escola Estadual Manoel de Matos (Santana do Mundaú); Gabriela Barbosa Souza, da Escola Estadual Almeida Cavalcanti (Palmeira dos Índios); Hemerson dos Santos Moreira, da Escola Estadual Manoel Gentil do Vale Bentes (Satuba) e Pedro Oliveira de Carvalho Silva, da Escola Estadual Professor Eduardo da Mota Trigueiros (Maceió);
2ª série Ensino Médio – os medalhistas de ouro Hadassa Mirely Silva dos Santos, Iuri de Lima, Júlio César da Silva Gomes, Letícia Silva Macêdo, Samira Bras Cesário Silva, Sandro Victor Ferreira Torres e Victória Maria Santos da Silva, todos do Tiradentes Maceió; Anderson Gabriel Falcão dos Santos, prata pelo Ifal Maceió; Andressa Carmen Lima Barros, prata pelo Tiradentes Maceió; Diego da Silva Pereira, prata pelo Tiradentes Maceió; Jairon Henrique Noia Batista, prata pelo Ifal Maceió; Lara Moraes Barbosa, prata pelo Tiradentes Maceió e Talisson Santos da Silva, bronze pela Escola Estadual Manoel Gentil do Vale Bentes (Satuba);
3ª série do Ensino Médio – Breno Barbosa da Cunha, prata pelo Ifal Maceió; José Victor dos Santos Ferreira, prata pelo Colégio Tiradentes Maceió; Athaíde Belo da Silva Santos, bronze pelo Ifal Maceió; Mariana Vieira de Souza Tenório, bronze pelo Tiradentes Maceió e Oswaldo Giácomo Neto, bronze pelo Ifal Maceió.
Veja também
Últimas notícias

Mulher é presa por tentar matar o companheiro no município de Igreja Nova

Homem que teria matado o próprio filho espancado é encontrado morto em Coruripe

Estudantes de Medicina da Ufal visitam Núcleo de Epidemiologia do HEA

Vídeo mostra mulher pedindo socorro após ser esfaqueada na Uneal, em Arapiraca

Chacina em Estrela de AL pode ter sido motivada por ciúmes; vítimas foram mortas a facadas

Identificadas vítimas de chacina ocorrida dentro de residência em Estrela de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
