Central de Resíduos Sólidos é alvo de vistoria do MPE após denúncia da população
De acordo com a denúncia o Riacho Grotinha, em Jacarecica, estaria sendo poluído por resíduos oriundos da CTR
O Ministério Público do Estado (MPE) de Alagoas, realizou nesta quarta -feira (15) uma vistoria na Central de Tratamento de Resíduos Sólidos (CTR),de Maceió, após os moradores reclamarem da qualidade da água que chega em suas residências.
De acordo com o promotor de justiça Ricardo Libório, da Promotoria de Justiça de Recursos Hídricos,os moradores da região disseram que o Riacho Grotinha estaria sendo poluído por resíduos oriundos da Central de Resíduos Sólidos. O Riacho é uma das fontes da água que chega até as casas da comunidade, por essa razão o MPE foi até o aterro para verificar como é feito o tratamento do lixo e se existe alguma possibilidade de contaminação.
Para verificar a qualidade da água foi solicitada uma análise tanto da água do riacho, quanto da água que está sendo fornecida à população.
Após a inspeção feita em toda a CRT, o Ministério Público determinou os locais onde deverão ser coletadas as amostras de água para análise. Tal estudo será feito pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).
Ricardo Libório também requisitou ao Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) para que seja feita uma inspeção in locu com o objetivo de identificar outras possíveis causas de poluição no referido riacho.
Uma nova reunião com a comunidade será marcada apresentar o resultado dos trabalhos que serão feitos pela Semarh e BPA e quais serão os próximos passos a serem dados pelo MPAL com a finalidade de levar água limpa para a população.