Janeiro Roxo: campanha conscientiza sobre prevenção da hanseníase
Além de divulgar os sinais e sintomas da doença, a campanha busca detectar novos casos e resgatar casos em abandono.

Com o objetivo de conscientizar e informar à população sobre os principais sinais e sintomas da hanseníase, assim como a importância de seu diagnóstico precoce e formas de tratamento e prevenção, o Programa Municipal de Controle da Hanseníase da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove a partir desta sexta-feira (17) diversas ações preventivas junto à população, alusivas a campanha do Janeiro Roxo.
Segundo a técnica do Programa Municipal de Hanseníase, Vânia Bernardino, durante esse período as unidades devem realizar atividades como palestras em sala de espera, distribuição de material educativo que possibilitem a divulgação de sinais e sintomas da doença, levando informações à população. “Com informação, é possível reduzir o estigma da doença e melhorar a detecção de novos casos. Este é um importante momento de visibilidade do problema e sensibilização sobre a doença”, explicou.
Além de divulgar os sinais e sintomas da doença, a campanha busca detectar novos casos e resgatar casos em abandono. Para esses pacientes portadores da Hanseníase, o tratamento da doença é gratuito e pode ser realizado nas unidades de saúde de Maceió. Após iniciado o tratamento, a pessoa para de transmitir a doença quase imediatamente. Quanto antes for feito o diagnóstico, mais rápida e fácil também pode ser a cura da doença. O tratamento é feito por via oral, pela poliquimioterapia (PQT), uma associação de medicamentos que evita a resistência do bacilo e deve ser administrada por seis meses ou um ano, a depender do caso.
Confira a programação da campanha
– 17/01 (08h às 16h): Abertura da Campanha com I Seminário de Hanseníase no Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes, direcionado a profissionais de saúde com o tema: “Diagnóstico precoce para prevenção de incapacidades em Hanseníase.
– 21, 23 e 30/01 (14h): Divulgação dos sinais e sintomas da Hanseníase e busca de sintomáticos na US Roland Simon, com entrega de folders, ficha de auto imagem e exames dos suspeitos.
– 22 e 29/01 (8h às 10h): Divulgação dos sinais e sintomas da Hanseníase e busca de sintomáticos no 2º Centro de Saúde, Equipe no 1º Núcleo de Vigilância Epidemiológica e profissionais da unidade com palestra em sala de espera e busca de sintomáticos dermatoneurólogicos.
– 23/01 (10h): Divulgação dos sinais e sintomas na e busca sintomáticos dermatoneurólogicos na USF João Sampaio com palestra em sala de espera.
– 27/01 (8h às 12h): divulgação dos sinais de sinais e sintomas de Hanseníase na Estação de Trem com a participação do Instituto MORHAN, Secretaria Estadual de Saúde e Secretaria Municipal de Maceió.
– 27/01: Dia “D” da Hanseníase.
– 27/01 (8h): Divulgação dos sinais e sintomas na e busca sintomáticos na Casa do Pobre com palestra, entrega de folders, ficha de auto imagem e exame dos suspeitos.
– 30/01: Busca ativa de casa em casa na Rua Lafaete Pacheco (Ponta da Terra) com a busca de sintomáticos dermatoneurólogicos.
– 30/01: Divulgação dos sinais e sintomas da hanseníase e busca de sintomáticos no US Pitanguinha com palestra em sala de espera e busca de sintomáticos.
– 30/01: Busca de Sintomáticos na Escola Luiza Suruagy com palestra em sala de aula e entrega da ficha de autoimagem.
– 05/02 (09h): Divulgação dos sinais e sintomas na e busca sintomático dermatoneurólogicos no Lar Santo Antônio de Pádua com palestras, entrega de folders e ficha de auto imagem e exame dos suspeitos.
Veja também
Últimas notícias

Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador acontecerá em Penedo no dia 10 de abril

Estudantes da rede pública assistem concerto didático da Orquestra Sinfônica do Brasil em Penedo

Prefeito Ronaldo Lopes visita instalações da faculdade de medicina de Penedo

Prefeitura de Palmeira lança edição 2025 do Programa Mais Água Agricultor nesta quarta-feira (02)

Prefeitura de Palmeira encerra mês de homenagens às mulheres com primeira edição da “Caminhada Delas”

Caminhoneiro é vítima de emboscada na rodovia BR-101, em Porto Real do Colégio
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
